A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Emanuel Fernandes Vieira Freitas
  • Douglas Alexandre A. da Silva
  • Luciana Rocha Cardoso
  • Gabriela Carolina Antunes
  • Andréia Almeida Mendes FACIG
  • Ezequias Ferreira de Souza

Resumo

Ao ser observada com olhos tecnológicos, percebem-se novas variáveis na educação antes não vislumbradas, novas metodologias de ensino, conforto, praticidade, mobilidade, torna-se um ponto forte da tecnologia que amplifica a comunicação tal qual se torna indispensável. Quando se aborda essa junção, não pode deixar de destacar os vários desafios que dificultam o uso da tecnologia na escola, pois, muitas vezes, a educação é mais tradicional do que inovadora, pode-se ressaltar também como exemplo o ensino a distância, pois, nessa modalidade, corre-se o risco de o aluno ter dificuldades com a matéria e acabar desanimando com os estudos. A respeito da internet, existe uma linha tênue que separa o bem e o mal, ou seja, o que realmente edifica, traz benefícios para a vida real, e o que traz riscos a saúde tanto física e psicológica dos usuários. Quando se refere a respeito do computador como meio de transmissão de informação ao aluno, estamos falando que a máquina está sendo utilizada na informatização dos processos de ensino existentes; logo há um grande evento que, se bem analisado, é uma coisa interessante de se pensar que é a conversão da informação em conhecimento.

Referências

CHAVES, Eduardo. A tecnologia e a educação, 2007. Disponível em:

<http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Forma%C3%A7%C3%A3o%20Continuada/Tecno logia/chaves-tecnologia.pdf>. Acesso em: 25 de out. 2016.

EISENSTEIN, Evelyn; ESTEFENON, Susana. Geração Digital: Riscos e Benefícios das Novas Tecnologias para Crianças e Adolescentes; Rio de Janeiro: Ed Vieira & Lent, 2002.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.). Métodos de Pesquisa. Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

LIMA, Telma Cristiane; MIOTO, Regina Celia. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rk/v10nspe/a0410spe. Acesso em 27 de nov.2016.

MORAM, José. A integração das tecnologias na educação. In: MORAM, José.

A Educação que desejamos. Novos desafios e como chegar lá. 5.ed. Campinas: Papirus, 2013, p. 89-90.

MORAN, Jose Manuel. Como utilizar a internet na educação. Brasília, v.26, n.2, mai / aug.1997.

MORAN, José Manuel. Novos caminhos do ensino à distância. Informe CEAD - Centro de Educação à Distância. SENAI. Rio de Janeiro, 1994, n.5. out/nov/dez, p. 1-3.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Saúde de crianças e adolescentes na era digital;

outubro, 2016, n.1.

SOUSA, Cidoval Morais. Tecnologias digitas na educação. 21.ed. Campina Grande-PB: eduepb, 2011, 276 p.

VALENTE, José Armando. Informática na educação no Brasil: Analise e contextualização histórica; p.1-13.

Downloads

Publicado

2018-03-01

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra