ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO OLHAR DOS DISCENTES
Autores/as
Rita de Cassia Martins de Oliveira Ventura
Centro Universitário UNIFACIG
Reginaldo Adriano de Souza
Centro Universitário UNIFACIG
Lilian Beatriz Ferreira Longo
Centro Universitário UNIFACIG
Márcio Rocha Damasceno
Centro Universitário UNIFACIG
Thiara Guimarães Heleno de Oliveira Pôncio
Centro Universitário UNIFACIG
Humberto Vinício Altino Filho
Centro Universitário UNIFACIG
Natália Tomich de Paiva Miranda
Centro Universitário UNIFACIG
Resumen
Que vivemos em uma sociedade digital todos sabem. Que nossos jovens, conhecidos como “nativos digitais” (PRENSKY, 2001), possuem uma relação próxima com a tecnologia também já sabemos. Segundo o autor, uma das características mais fortes dessa geração é o fato de terem nascido e crescido em um ambiente marcado pela constante revolução tecnológica e, dessa forma, lidam melhor com todo esse mundo digital. Na leitura de Veiga Neto et al. (2015, p. 295) essa geração é a mais conectada de toda história da humanidade e podem ser caracterizados em três palavras: velocidade, conexão e interatividade. Essas informações são confirmadas em nosso convívio diário com essa geração seja nas escolas, nas universidades, no trabalho e em nossos lares. Porém, essa característica foi colocada em ênfase ao nos deparar com a Pandemia do Covid 19 que fez com as habilidades digitais fossem requeridas de forma mais efetiva ou ainda, para muitos jovens, sair de um aspecto de relacionamento e diversão para se tornar ponto essencial para a continuidade da atividade educacional.
Biografía del autor/a
Rita de Cassia Martins de Oliveira Ventura, Centro Universitário UNIFACIG
Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - MG, Mestre em Administração (Organizações e Recursos Humanos) pela Universidade Federal de Minas Gerais - MG, Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - MG