ETNOENTOMOLOGIA EM POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Palavras-chave:
Classe Insecta, Etnonhecimento, Sustentabilidade Cultural.Resumo
O Brasil é um país rico em diversidade étnica, religiosa, biológica e cultural. Outrossim, no contexto de sua riqueza cultural, os povos indígenas, constituem-se, em geral, numa associação direta com a natureza e seus distintos elementos. Por conta das relações estabelecidas com a diversidade biológica existente, acumulam, sobretudo, conhecimentos extremamente importantes e peculiares. Contudo, pesquisas científicas enfocando a etnoentomologia desses povos ainda são limitadas no Brasil. Assim, teve este estudo como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre os conhecimentos relacionados à entomologia em povos indígenas do Brasil. Para isto, realizou-se uma revisão de literatura, com busca sistemática em quatro bases de dados eletrônicas, sendo elas: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Google Scholar, Scopus e Web of Science. Foram considerados aqueles estudos publicados nos últimos vinte anos, no período de 2000 a 2020. A busca identificou 202 trabalhos, dos quais 10 atenderam os critérios de inclusão estabelecidos. Dos 10 estudos analisados na íntegra, 4 foram realizados na região Nordeste, 3 no Centro-Oeste, 2 na região Norte e 1 estudo no Sudeste do país, sendo esses publicados nos últimos 16 anos. Constatou-se que os povos indígenas pesquisados apresentam conhecimentos etnoentomológicos abrangentes, e de forma especial, sobre a família Apidae, Vespidae e outros, utilizados como fonte alimentar ou na medicina tradicional. Tais etnoconhecimentos resultam da necessidade de uso e manejo desses na vida cotidiana das comunidades; representam, portanto, uma vasta teia de práticas, concepções e interações em relação à natureza. Enfim, a etnoentomologia em povos indígenas brasileiros é elaborada e transformada cotidianamente, sendo capaz de desenvolver, tanto quanto possível, um conjunto significativo de saberes acerca dos representantes da classe Insecta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).