ETNOENTOMOLOGIA EM POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores/as

Palabras clave:

Classe Insecta, Etnonhecimento, Sustentabilidade Cultural.

Resumen

O Brasil é um país rico em diversidade étnica, religiosa, biológica e cultural. Outrossim, no contexto de sua riqueza cultural, os povos indígenas, constituem-se, em geral, numa associação direta com a natureza e seus distintos elementos. Por conta das relações estabelecidas com a diversidade biológica existente, acumulam, sobretudo, conhecimentos extremamente importantes e peculiares. Contudo, pesquisas científicas enfocando a etnoentomologia desses povos ainda são limitadas no Brasil. Assim, teve este estudo como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre os conhecimentos relacionados à entomologia em povos indígenas do Brasil. Para isto, realizou-se uma revisão de literatura, com busca sistemática em quatro bases de dados eletrônicas, sendo elas: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Google Scholar, Scopus e Web of Science. Foram considerados aqueles estudos publicados nos últimos vinte anos, no período de 2000 a 2020. A busca identificou 202 trabalhos, dos quais 10 atenderam os critérios de inclusão estabelecidos. Dos 10 estudos analisados na íntegra, 4  foram realizados na região Nordeste, 3 no Centro-Oeste, 2 na região Norte e 1 estudo no Sudeste do país, sendo esses publicados nos últimos 16 anos. Constatou-se que os povos indígenas pesquisados apresentam conhecimentos etnoentomológicos abrangentes, e de forma especial, sobre a família Apidae, Vespidae e outros, utilizados como fonte alimentar ou na medicina tradicional. Tais etnoconhecimentos resultam da necessidade de uso e manejo desses na vida cotidiana das comunidades; representam, portanto, uma vasta teia de práticas, concepções e interações em relação à natureza. Enfim, a etnoentomologia em povos indígenas brasileiros é elaborada e transformada cotidianamente, sendo capaz de desenvolver, tanto quanto possível, um conjunto significativo de saberes acerca dos representantes da classe Insecta.

Biografía del autor/a

Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda no programa de pós-graduação em  Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Pesquisadora do Grupos de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais (GEPECIA). 

Irene Carniatto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Pesquisadora  e  docente  do  programa  de  pós-graduação  em  Desenvolvimento  Rural  Sustentável  da Universidade  Estadual  do  Oeste  do  Paraná - UNIOESTE. Doutora em Ciências Florestais, Conservação e Planejamento Integrado de Bacias e de Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Centro de Ensino, Pesquisas e Extensão em Proteção e Desastre da UNIOESTE. E-mail: irenecarniatto@gmail.com

Publicado

2022-02-18

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas