ETNOENTOMOLOGIA EM POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Classe Insecta, Etnonhecimento, Sustentabilidade Cultural.

Resumo

O Brasil é um país rico em diversidade étnica, religiosa, biológica e cultural. Outrossim, no contexto de sua riqueza cultural, os povos indígenas, constituem-se, em geral, numa associação direta com a natureza e seus distintos elementos. Por conta das relações estabelecidas com a diversidade biológica existente, acumulam, sobretudo, conhecimentos extremamente importantes e peculiares. Contudo, pesquisas científicas enfocando a etnoentomologia desses povos ainda são limitadas no Brasil. Assim, teve este estudo como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre os conhecimentos relacionados à entomologia em povos indígenas do Brasil. Para isto, realizou-se uma revisão de literatura, com busca sistemática em quatro bases de dados eletrônicas, sendo elas: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Google Scholar, Scopus e Web of Science. Foram considerados aqueles estudos publicados nos últimos vinte anos, no período de 2000 a 2020. A busca identificou 202 trabalhos, dos quais 10 atenderam os critérios de inclusão estabelecidos. Dos 10 estudos analisados na íntegra, 4  foram realizados na região Nordeste, 3 no Centro-Oeste, 2 na região Norte e 1 estudo no Sudeste do país, sendo esses publicados nos últimos 16 anos. Constatou-se que os povos indígenas pesquisados apresentam conhecimentos etnoentomológicos abrangentes, e de forma especial, sobre a família Apidae, Vespidae e outros, utilizados como fonte alimentar ou na medicina tradicional. Tais etnoconhecimentos resultam da necessidade de uso e manejo desses na vida cotidiana das comunidades; representam, portanto, uma vasta teia de práticas, concepções e interações em relação à natureza. Enfim, a etnoentomologia em povos indígenas brasileiros é elaborada e transformada cotidianamente, sendo capaz de desenvolver, tanto quanto possível, um conjunto significativo de saberes acerca dos representantes da classe Insecta.

Biografia do Autor

Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda no programa de pós-graduação em  Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Pesquisadora do Grupos de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais (GEPECIA). 

Irene Carniatto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Pesquisadora  e  docente  do  programa  de  pós-graduação  em  Desenvolvimento  Rural  Sustentável  da Universidade  Estadual  do  Oeste  do  Paraná - UNIOESTE. Doutora em Ciências Florestais, Conservação e Planejamento Integrado de Bacias e de Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Centro de Ensino, Pesquisas e Extensão em Proteção e Desastre da UNIOESTE. E-mail: irenecarniatto@gmail.com

Downloads

Publicado

2022-02-18

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas