REFLEXÕES PSICANALÍTICAS SOBRE A PANDEMIA E O ATUAL CENÁRIO EDUCACIONAL: REVISITANDO FERENCZI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2021v19i5.2755

Palavras-chave:

psicanálise, Freud, pandemia, educação, luto, Ferenczi.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar, sob a ótica da teoria psicanalítica, as recentes alterações nas formas de subjetivação e de adoecimentos psíquicos promovidos pela pandemia do novo vírus Covid-19. Para tanto, serão utilizadas algumas ideias de Sigmund Freud a fim de se pensar o processo de luto e a as perdas de objeto que fundamentam e estruturam a posição melancólica – o que, atualmente, ficou mais conhecido como depressão, devido às influências da nosografia psiquiátrica. De que forma esse contexto de mortes e perdas impactam os modos de ser e estar no mundo? Por que esse período de quarentena pode representar uma reviravolta nas configurações sociais e culturais presentes e futuras? Visando ampliar a discussão, o artigo se debruça, posteriormente, sobre o tema da educação e as alterações estruturais realizadas bruscamente pela imposição do isolamento social, que obrigou, de súbito, uma espécie de reinvenção da posição ocupada pela escola, abarcando professores, alunos e a comunidade como um todo. Neste âmbito da pesquisa serão abordados, essencialmente, alguns aspectos da teoria do psicanalista húngaro Sándor Ferenczi, principalmente no que tange à sua concepção de trauma psíquico, articulando esse conceito com a atual condição de desamparo afetivo que atravessa o contexto educacional pandêmico. Longe de propor respostas prontas, o trabalho apresentado problematiza as vivências de nossa época, salientando a importância da compreensão da subjetividade humana além dos fatores provenientes da racionalidade objetiva.

Biografia do Autor

Alexandre Patricio de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Departamento de Psicologia Clínica da PUCSP. Área: Psicanálise e Psicologia Escolar. Psicanalista. Mestre pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUCSP (bolsa CAPES). Doutorando pelo mesmo Programa e Universidade. Pesquisador bolsista CNPq. Professor universitário. Atende em consultório particular adultos e crianças.

Referências

BIMBATI, A. P. Qual é a situação dos professores brasileiros durante a pandemia? 2020. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/19386/qual-e-a-situacao-dos-professores-brasileiros-durante-a-pandemia>. Acesso em 4 dez. 2021.

BIRMAN, J. O trauma na pandemia do Coronavírus: suas dimensões políticas, sociais, econômicas, ecológicas, culturais, éticas e científicas. Rio de Janeiro: José Olympio, 2020.

BORGES, D. Ensino a distância na quarentena esbarra na realidade de alunos e professores da rede pública. 2020. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52568678>. Acesso em 4 dez. 2021.

CARRANÇA, T. Economia em 2022: por que expectativas para o Brasil estão piorando rapidamente. 2021. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-58566039>. Acesso em 4 dez. 2021.

FERENCZI, S. Diário Clínico. São Paulo: Martins Fontes, 1990. (Trabalho original publicado em 1932)

FERENCZI, S. Elasticidade da técnica psicanalítica. In FERENCZI, S. Obras completas, vol. 4. São Paulo: Martins Fontes, 2011. p. 29-42. (Trabalho original publicado em 1928)

FERENCZI, S. A criança mal acolhida e sua pulsão de morte. In FERENCZI, S. Obras completas, vol. 4. São Paulo: Martins Fontes, 2011. p. 55-60. (Trabalho original publicado em 1929)

FERENCZI, S. Análise de crianças com adultos. In FERENCZI, S. Obras completas, vol. 4. São Paulo: Martins Fontes, 2011. p. 79-96. (Trabalho original publicado em 1931)

FERENCZI, S. Confusão de língua entre os adultos e a criança. In FERENCZI, S. Obras completas, vol. 4. São Paulo: Martins Fontes, 2011. p. 111-125. (Trabalho original publicado em 1933)

FREUD, S. Introdução ao narcisismo. In FREUD, S. Obras completas, vol. 12. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 13-50. (Trabalho original publicado em 1914)

FREUD, S. Considerações atuais sobre a Guerra e a morte. In FREUD, S. Obras completas, vol. 12. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 209-246. (Trabalho original publicado em 1915)

FREUD, S. Luto e melancolia. In FREUD, S. Obras completas, vol. 12. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 170-194. (Trabalho original publicado em 1917)

FREUD, S. Introdução a psicanálise das neuroses de guerra. In FREUD, S. Obras completas, vol. 14. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 382-388. (Trabalho original publicado em 1919)

FREUD, S. Além do princípio do prazer. In FREUD, S. Obras completas, vol. 14. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 161-239. (Trabalho original publicado em 1920)

G1. Brasil tem mais de 580 mil mortos por Covid, com 882 óbitos registrados em 24 horas. 2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2021/08/31/brasil-tem-mais-de-580-mil-mortos-por-covid-com-882-obitos-registrados-em-24-horas.ghtml>. Acessado em 4 dez. 2021.

HOMEM, M. Lupa da alma: quarentena revelação. São Paulo: Todavia, 2020. E-book Kindle.

KUPERMANN, D. Por que Ferenczi? São Paulo: Zagodoni, 2019.

LÓPEZ, M. L. Crescem busca por terapia e número de projetos envolvendo o tema. 2020. Disponível em: <http://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/2020/07/crescem-busca-por-terapia-e-numero-de-projetos-envolvendo-o-tema/>. Acessado em 4 dez. 2021.

MARQUES, J. Colégios infantis em São Paulo fecham as portas. 2020. Disponível em: <https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2020/07/22/colegios-infantis-de-sao-paulo-fecham-as-portas.htm>. Acessado em 4 dez. 2021.

TOKARNIA, M. Estudo reúne pesquisas sobre educação na pandemia. 2021. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2021-02/estudo-reune-pesquisas-sobre-educacao-na-pandemia>. Acessado em 4 dez. 2021.

KUPERMANN, D. Por que Ferenczi? São Paulo: Zagodoni, 2019.

Downloads

Publicado

2021-12-09

Edição

Seção

Dossiê: Educação em Tempos de Pandemia