TICKET: AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CHAMADOS
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2021v19i4.2763Resumo
O trabalho com projetos surge como uma possibilidade de não só trabalhar com conteúdos de forma significativa, como também de desenvolver habilidades e competências nos alunos que serão necessárias à sua vida profissional. O artigo em questão objetiva, justamente, apresentar o processo de criação de um desses projetos, criados para conclusão de um dos semestres letivos do curso. Trata de um sistema de documentação do Ticket, um software de gerenciamento de chamados feito para o auxílio no envio e recebimento de chamados em uma organização, prestando controle, gerência e métricas sobre o suporte e atendimento de clientes. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, desenvolvida com base em pesquisa exploratória e fundamentado a partir de levantamento bibliográfico, baseado primordialmente nos levantamentos de Pinheiro e Magalhães (2007) e Welligton (2011) sobre o funcionamento e importância dos sistemas de suporte e nas ideias de Pressman (2016) sobre todas as etapas da construção de software, desde o levantamento de requisitos até a entrega da aplicação final. Observou-se que a utilização da metodologia de projetos como estratégia de ensino e como forma de avaliação dos alunos favorece a aprendizagem, uma vez que contextualiza os conteúdos fundamentais trabalhados no decorrer do semestre, bem como desenvolve a autonomia dos alunos, contribuindo para uma formação crítica e reflexivaReferências
ABOUT NODEJS. OpenJS Foundation. Disponível em: <https://nodejs.org/en/about/>. Acesso em: 29 jun.2021.
BARBOSA, Maria C. S.; HORN, Maria da Graça S. Projetos pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BEHRENS, M. A. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, J. M. MASETTO, M. T; BEHRENS, M A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
MICROSOFT. Introdução ao Next.js no Windows. Microsoft. Disponível em: <https://docs.microsoft.com/pt-br/windows/dev-environment/javascript/nextjs-on-wsl>. Acesso em: 29 jun. 2021.
MOZILLA. Introdução Express/Node. MOZILLA, 2021. Disponível em: <https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Learn/Server-side/Express_Nodejs/Introduction>. Acesso em: 11 jul. 2021.
MOZILLA. Javascript. MOZILLA, 2021. Disponível em: <https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/JavaScript>. Acesso em: 29 jun. 2021.
OLIVEIRA, Cacilda Lages. Significados e contribuições da afetividade, no contexto da Metodologia de Projetos, na Educação Básica. 2006. Dissertação (Mestrado) – CEFET – MG, Belo Horizonte MG, 2006. Disponível em: OLIVEIRA, Cacilda Lages - Significado e contribuições da afetividade, no contexto da Metodologia de Projetos, na Educação Bási (tecnologiadeprojetos.com.br) Acesso em: 20 ago. 2021.
PINHEIRO, Walfrido Brito; MAGALHÃES, Ivan Luizio. Gerenciamento de serviços de TI na prática: uma abordagem com base na ITIL. São Paulo: Novatec, 2007.
PRESSMAN, Roger. Engenharia de Software. 8. ed. São Paulo: McGraw Hill Brasil, 2016.
PRISMA. Next-generation Node.js and TypeScript ORM. PRISMA, 2021. Disponível em: <https://www.prisma.io/>. Acesso em: 21 jun. 2021.
RED HAT. What is an API? . RED HAT. Disponível em: <https://www.redhat.com/en/topics/api/what-are-application-programming-interfaces>. Acesso em: 21 jun. 201
UML. Introduction To OMG's Unified Modeling Language™ (UML®). UML, 2005. Disponível em: <https://www.uml.org/what-is-uml.htm>. Acesso em: 21 jun. 2021.
TAILWINDCSS. Rapidly build modern websites without ever leaving your HTML.. Tailwindcss, 2021. Disponível em: <https://tailwindcss.com >. Acesso em: 11 jul. 2021
WELLINGTON, Pat. Atendimento Eficaz ao Cliente. São Paulo: Clio Editora, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).