TICKET: AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CHAMADOS

Autores

  • Miguel Pereira Medeiros
  • Luciana Rocha Cardoso
  • Ezequias Ferreira de Souza
  • Ludmila Furtado Breder
  • Andreia Almeida Mendes Centro Universitário UNIFACIG http://orcid.org/0000-0003-0492-633X
  • Rita de Cássia Ferreira Pedrosa Lazaroni

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2021v19i4.2763

Resumo

O trabalho com projetos surge como uma possibilidade de não só trabalhar com conteúdos de forma significativa, como também de desenvolver habilidades e competências nos alunos que serão necessárias à sua vida profissional. O artigo em questão objetiva, justamente, apresentar o processo de criação de um desses projetos, criados para conclusão de um dos semestres letivos do curso. Trata de um sistema de documentação do Ticket, um software de gerenciamento de chamados feito para o auxílio no envio e recebimento de chamados em uma organização, prestando controle, gerência e métricas sobre o suporte e atendimento de clientes. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, desenvolvida com base em pesquisa exploratória e fundamentado a partir de levantamento bibliográfico, baseado primordialmente nos levantamentos de Pinheiro e Magalhães (2007) e Welligton (2011) sobre o funcionamento e importância dos sistemas de suporte e nas ideias de Pressman (2016) sobre todas as etapas da construção de software, desde o levantamento de requisitos até a entrega da aplicação final. Observou-se que a utilização da metodologia de projetos como estratégia de ensino e como forma de avaliação dos alunos favorece a aprendizagem, uma vez que contextualiza os conteúdos fundamentais trabalhados no decorrer do semestre, bem como desenvolve a autonomia dos alunos, contribuindo para uma formação crítica e reflexiva

Biografia do Autor

Andreia Almeida Mendes, Centro Universitário UNIFACIG

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de Variação e Mudança Linguística; Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, na mesma linha anteriormente citada; especialista em Docência do Ensino Superior pelas Faculdades Doctum; graduada em Letras pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente é professora e coordenadora de Metodologia Ativa do Centro Universitário (UNIFACIG), Editora da revista Pensar Acadêmico, Coordenadora Institucional do projeto "Letramento em Programação", Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: variação e mudança linguística, sintaxe, linguística diacrônica, língua portuguesa, metodologias ativas de ensino-aprendizagem, redação, argumentação jurídica e metodologia científica.

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Publicado

2021-08-23

Edição

Seção

Dossiê: Metodologias Ativas de Aprendizagem