AÇÕES DE UM GRUPO DE PESQUISA NA PANDEMIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2021v19i5.3259

Palavras-chave:

Grupos de Pesquisa, Formação Continuada, Pandemia, Profissionais da Educação.

Resumo

O presente trabalho aborda as contribuições de um grupo de estudos e pesquisas para profissionais da educação que busca desenvolver ações envolvendo a formação inicial e continuada articulados com a pesquisa, ensino e extensão no âmbito da Universidade Federal de Viçosa. O Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação (GEPPFOR) é vinculado ao Departamento da Educação da Universidade Federal de Viçosa e desempenhou durante a pandemia diversas atividades em prol de uma educação cada vez mais humana e que compreenda os desafios que afetam os profissionais da educação. A partir deste diagnóstico, os pesquisadores vinculados ao grupo passaram a atuar na minimização destes impactos, sobretudo àqueles escancarados pela pandemia da Covid-19. Embasado em uma pesquisa qualitativa fenomenológica, a presente proposta busca tecer contribuições referente às ações do GEPPFOR voltadas para a formação de profissionais da educação a partir das atividades desempenhadas durante a pandemia. As atividades realizadas mobilizam discussões necessárias e que podem provocar mudanças na práxis educativa. Além disso, as ações extensionistas executadas atuam na busca por estreitar laços entre a Educação Básica e a Universidade para que juntas possam atuar na proposição de situações de aprendizagem que contribuam para uma formação crítica e reflexiva na profissão docente.

Biografia do Autor

Mateus José dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Especialista em Docência na Educação Básica (2019) e em Educação Inclusiva (2021) pelo Instituto Federal de Minas Gerais Campus Avançado Arcos e em Ensino de Química pela Universidade Cândido Mendes (2019). Licenciado em Química pela Universidade Federal de Viçosa (2018). Participou do programa Ciência sem Fronteiras, fomentado pela CAPES, realizando suas atividades no Collège communautaire du Nouveau-Brunswick - Campus Bathurst e no Cégep de Sherbrooke, ambos no Canadá (2013-2015). Foi assessor de relacionamentos do projeto Embaixadores UFV e co-fundador do Núcleo Viçosa da Rede CsF/Em Rede. Atualmente é professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE/MG) atuando na Escola Estadual João Paulo I - Belo Horizonte (Metropolitana B) e curador de projetos de Iniciação Científica da SEE-MG. Além disso, lidera a linha de pesquisa Educação Científica Crítica do Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação (GEPPFOR UFV). Tem interesse pela Educação em Ciências e Educação Química com ênfase na formação de professores, Ensino de Ciências por Investigação, pensamento crítico e reflexivo e práticas avaliativas em Química. 

Sidney Pires Martins, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Administração (2013), Especialista em Administração em Marketing Estratégico (2005) e em Gestão Educacional (2016). É graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (2002) e em Administração (2020). Atua como Professor universitário na graduação e pós-graduação. Diretor da Saber & Saber - Arte de Educar, no qual atua como consultor na área de marketing estratégico e inteligência competitiva. É Membro do Grupo de Trabalho e Vice Coordenador da Comissão Jovens Lideranças Contábeis do Conselho Regional de Contabilidade de MG e, atualmente, assume a posição de conselheiro de tal autarquia. Membro de Relações Públicas da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional. Atualmente, é acadêmico de Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa (FAEL), Tutor da pós-graduação em Gestão Pública do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) ? Polo Turmalina, Professor da Pós-Graduação em Mídia e Educação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação dos Profissionais da Educação (GEPPFOR) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino, Tecnologias Educacionais e Educação Matemática (GEPETEM) do Instituto Federal de Minas Gerais ? Campus São João Evangelista. Tem interesse pelas áreas de: Metodologias de Ensino Ativas, Ensino Híbrido, Formação Inicial e Continuada de profissionais da Educação, Ferramentas Digitais.

Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Universidade Federal de Viçosa

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa , Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa , Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Université Paris Descartes (Sorbonne) . Já foi Presidente da Comissão de Pesquisa do Departamento de Educação ;Foi membro do CONSU. Atuou como Coordenadora geral dos Cursos Lato Sensu da Universidade Federal de Viçosa/Programa Nacional Escola de Gestores. Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, formação de professores, avaliação e políticas públicas educacionais. Autora de artigos e capítulos de Livros Nacionais e Internacionais.

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Publicado

2021-12-09

Edição

Seção

Dossiê: Educação em Tempos de Pandemia