AÇÕES DE UM GRUPO DE PESQUISA NA PANDEMIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2021v19i5.3259Palavras-chave:
Grupos de Pesquisa, Formação Continuada, Pandemia, Profissionais da Educação.Resumo
O presente trabalho aborda as contribuições de um grupo de estudos e pesquisas para profissionais da educação que busca desenvolver ações envolvendo a formação inicial e continuada articulados com a pesquisa, ensino e extensão no âmbito da Universidade Federal de Viçosa. O Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação (GEPPFOR) é vinculado ao Departamento da Educação da Universidade Federal de Viçosa e desempenhou durante a pandemia diversas atividades em prol de uma educação cada vez mais humana e que compreenda os desafios que afetam os profissionais da educação. A partir deste diagnóstico, os pesquisadores vinculados ao grupo passaram a atuar na minimização destes impactos, sobretudo àqueles escancarados pela pandemia da Covid-19. Embasado em uma pesquisa qualitativa fenomenológica, a presente proposta busca tecer contribuições referente às ações do GEPPFOR voltadas para a formação de profissionais da educação a partir das atividades desempenhadas durante a pandemia. As atividades realizadas mobilizam discussões necessárias e que podem provocar mudanças na práxis educativa. Além disso, as ações extensionistas executadas atuam na busca por estreitar laços entre a Educação Básica e a Universidade para que juntas possam atuar na proposição de situações de aprendizagem que contribuam para uma formação crítica e reflexiva na profissão docente.
Referências
ALVES, Leonir Pessate; ANASTASIOU, Léo das Graças Camargos. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: Joinville, 2003.
BEZERRA, Narjara Peixoto Xavier; VELOSO, Antonia Pereira; RIBEIRO, Emerson. Ressignificando a prática docente: experiências em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 3, n. 2, p. 323917-323917, 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> . Acesso em: 07 Out. 2021.
COHEN, Elizabeth G.; LOTAN, Rachel A. Planejando o trabalho em grupo: estratégias para salas de aula heterogêneas. Penso Editora, 2017.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Artmed editora, 2008.
MARTINS, Sidney Pires; SANTOS, Mateus José. A profissão docente durante a pandemia: contribuições de um curso de formação continuada sobre as TDICs na educação. ForScience, v. 9, n. 2, p. 1-17, 2021.
MARTINS, Joel; BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A pesquisa qualitativa em psicologia: fundamentos e recursos básicos. São Paulo: Ed. Moraes, 1989.
MARTINS, Sidney Pires.; SANTOS, Mateus José. ; MELLO, Rita Márcia Andrade Vaz. Parceria escola-universidade por meio da formação continuada dos profissionais da educação: um olhar para as ferramentas digitais. In: 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2021, Alfenas. Anais ...., 2021.
MAXIMINO, Viviane; LIBERMAN, Flavia. Grupos e terapia ocupacional: formação, pesquisa e ações. São Paulo: Summus Editorial; 2015
ROSSIT, Rosana Aparecida Salvado; SANTOS JUNIOR, Carlos Francisco; MEDEIROS, Nara Maria Holanda; MEDEIROS, Lucilene Martorelli Ortiz Petin; REGIS, Cristiano Gil; BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva. The research group as a learning scenario in/on Interprofessional Education: focus on narratives. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 22, p. 1511-1523, 2018.
SAMPAIO, Marisa Narcizo; LEITE, Lígia Silva. Alfabetização tecnológica do professor. In: Alfabetização tecnológica do professor. 2004. p. 109-109.
SOUSA FILHO, Francisco Gonçalves; MENEZES, Eliziete Nascimento. A formação continuada em tempos de pandemia de Covid-19. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 4, p. 1-10, 2021.
TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & sociedade, v. 21, p. 209-244, 2000.
ZANETTE, Marcos Suel. Pesquisa qualitativa no contexto da Educação no Brasil. Educar em Revista, p. 149-166, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).