LITERACIA FAMILIAR: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS FAMILIARES APOIADAS NA LINGUAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA DA MENTE DAS PESSOAS COM AUTISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2023v21i3.4032

Resumo

A Teoria da Mente, habilidade da Cognição Social, se refere a capacidade de reconhecer, nomear, interferir e prever os estados mentais das pessoas em trocas sociais. Essa mesma aptidão pode ser o cerne das dificuldades sociais das pessoas com autismo, mesmo aquelas com bom funcionamento cognitivo. A literatura traz inúmeras contribuições sobre a importância da interação entre familiares e a contação de histórias como uma relevante prática educacional para o desenvolvimento da linguagem e Teoria da Mente (ToM). A partir dessa relação e com o aporte teórico das pesquisas sobre linguagem, interação, autismo e ToM, pretendeu-se investigar como esses temas têm sido tratados na literatura considerando as dificuldades sociais do Transtorno do Espectro Autista (TEA), da infância até a adolescência. Além disso, também se discute como as famílias podem contribuir para o desenvolvimento da ToM, visando o avanço das habilidades sociais a partir das relações intrafamiliares como forma de complementar práticas clínicas dos terapeutas envolvidos neste trabalho. Este artigo, portanto, se propõe a sintetizar e elencar as principais estratégias de práticas familiares apoiadas na linguagem, embasadas cientificamente, que podem ser realizadas em conjunto pelos pais e seus filhos com TEA.

Biografia do Autor

Paula Rinaldi Amarante, Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

Paula de Almeida Rinaldi Amarante, Mestra em Psicologia e Cognição Social (UCP) 

Artigo para submissão nas áreas de educação, psicologia e psicodegagogia. 

Letícia Rinaldi, University of New Mexico

FORMAÇÃO ACADÊMICA
2021 – 2023 Mestre em Linguística Hispânica na Universidade de Novo México, Novo
México, Estados Unidos.
2014 – 2019 Licenciada em Letras - Português com ênfase em Linguística pela
Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.
INTERESSES DE PESQUISA
Contato linguístico, Aquisição e processamento linguístico, Variação Linguística,
Bilinguismo, Métodos e Estratégias de Ensino.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
2022 – 2023 Coordenadora de Divulgação para a Associação de Pós-Graduação
em Espanhol e Português na Universidade de Novo México,
Estados Unidos.
2022 – 2023 Professora de português no Departamento de Espanhol e Português
na Universidade de Novo México, Estados Unidos.
2021 – 2023 Professora de espanhol no Departamento de Espanhol e Português
na Universidade de Novo México, Estados Unidos.
2019 – Professora de inglês para alunos idosos.
2019 – 2021 Professora de inglês para a comunidade (projeto "Boa Vizinhança"
na Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil).
2018 – 2019 Professora e Coordenadora do projeto “Bate-papo”, na Stephen F.
Austin State University, nos Estados Unidos.
2018 – 2019 Intercambista bolsista na Stephen F. Austin State University, em
Nacogdoches, Texas, Estados Unidos.

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Publicado

2023-12-12

Edição

Seção

Ciências Humanas