NEOLIBERALISMO, GLOBALIZAÇÃO E A EXCLUSÃO DO INDIVIDUO NA CONSTRUÇÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2025v23i3.4478Resumo
O presente trabalho tem por objeto o estudo da violência escolar como dado da organização social vigente, constituída a partir de um sistema neoliberal, pautado no setor econômico e na manutenção de uma classe hegemônica. Sendo a violência na, da e contra a escola um fenômeno enraizado na cultura/estrutura política e econômica construída e mantida por uma visão individualista e mercadológica. Metodologicamente a pesquisa se estrutura como um exercício analítico-crítico, com aporte da análise documental. A pesquisa indica que o neoliberalismo gera a exclusão social na qual o Estado é um garantidor do sistema excludente social e escolar. E, consequentemente das desigualdades dentro da organização social vigente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).