NEOLIBERALISMO, GLOBALIZAÇÃO E A EXCLUSÃO DO INDIVIDUO NA CONSTRUÇÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2025v23i3.4478

Resumen

O presente trabalho tem por objeto o estudo da violência escolar como dado da organização social vigente, constituída a partir de um sistema neoliberal, pautado no setor econômico e na manutenção de uma classe hegemônica. Sendo a violência na, da e contra a escola um fenômeno enraizado na cultura/estrutura política e econômica construída e mantida por uma visão individualista e mercadológica. Metodologicamente a pesquisa se estrutura como um exercício analítico-crítico, com aporte da análise documental. A pesquisa indica que  o neoliberalismo gera a exclusão social na qual o Estado é um garantidor do sistema excludente social e escolar. E, consequentemente das desigualdades dentro da organização social vigente.

Biografía del autor/a

Maria Fernanda Paci Hirata Shimada, UFMS

Graduada em DIREITO pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Graduada em Pedagogia pela UniBF. Graduada em Administração pela UniBF. Especialista em Grandes Transformações Processuais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera (UNIDERP) . Licenciada pelo Programa Especial de Formação Pedagógica pela FATEC São José do Rio Preto e Universidade Estadual Paulista. Mestre em Direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM). Mestranda em Educação pela UFMS. Pesquisadora dos grupos de pesquisa "Trabalho digno e desenvolvimento tecnológico", "Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores", da UFMS e "Grupo de Pesquisa Multidisciplinaridade e Efetividade dos Direitos Humanos (MEDH) da FIRB". Parecerista da Revista Defensoria Pública da União e Universidade Federal de Goias. Docente e Coordenadora na ETEC Sebastiana Augusta de Moraes - Andradina. Docente do Curso de Direito e Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica das Faculdades Integradas Rui Barbosa. Advogada militante na comarca de Mirandópolis/SP nas áreas cível e penal.

Aline Pires Costa, Secretaria Municipal de Educação de Três Lagoas

Mestre Em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL). Professora vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Três Lagoas. Membro do Grupo de Estudo Pesquisa em Formação de Professores (GForP) da UFMS-CPTL.

Paulo Gioravante Giareta, UFMS

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores (GForP) da UFMS-CPTL.

Publicado

2025-12-03

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas