A SOCIALIZAÇÃO ENTRE PARES E AS EXPERIÊNCIAS PREGRESSAS: ELEMENTOS FACILITADORES PARA OS PROFESSORES INICIANTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i2.1877Keywords:
Educação Infantil, Experiências pregressas, Professor iniciante, Socialização entre pares.Abstract
O crescimento quantitativo das pesquisas sobre formação de professores tem sido acompanhado também por um crescimento qualitativo, em que podemos observar a preocupação em abordar diferentes temas que procuram conhecer cada vez melhor os diversos aspectos que estão relacionados aos docentes, entre estes, o professor principiante. Autores como Marcelo Garcia (1999) e Lima (2004), têm apontado em seus estudos a importância da investigação de aspectos relativos à etapa de iniciação na carreira docente, haja vista que para eles essa é a etapa mais importante no desenvolvimento da carreira docente, mas também a mais complexa, marcada por momentos de tensão e dúvidas diante de uma fase cheia de novidades. Este estudo tem como objetivo apresentar alguns elementos facilitadores no início da carreira docente, a partir dos dados de um estudo concluído no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal de Ouro Preto, sobre os desafios da docência das professoras iniciantes da Educação Infantil da Região dos Inconfidentes, cujo problema investigado refere-se ao modo como os professores principiantes vivenciam os desafios do início da docência. Como referencial metodológico, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem predominantemente qualitativa. Para a coleta de dados optamos por utilizar o questionário, a observação e a entrevista semiestruturada a um grupo de professoras selecionado a partir de critérios previamente definidos, qual seja, ser professor iniciante com até 5 anos de carreira na Educação Infantil. Os dados da pesquisa apontaram que a socialização dos professores iniciantes, as experiências pregressas com a sala de aula e os estágios foram apresentados como fatores facilitadores no início da carreira docente. E apontaram que essa rede de relações no cotidiano onde a socialização ocorre com diversos sujeitos da escola e fora dela, favorece para que os professores aprendam sobre o trabalho docência de forma menos sofrida.
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