A EXPERIÊNCIA COMO PRÁTICA FORMATIVA DE ESTUDANTES ATRAVÉS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i3.1880

Keywords:

experiência, extensão universitária, formação universitária

Abstract

Este trabalho teve como tema a experiência enquanto prática formativa de estudantes envolvidos em atividades de Extensão Universitária.  O principal objetivo foi qualificar a dimensão da experiência construída por estudantes universitários, compreendendo como estas incidem em suas trajetórias e como as tratam na sua formação acadêmica. Apresentamos os resultados de um dos quatro grupos focais realizados e a metodologia utilizada enquanto instrumento de produção de informações sobre as experiências extensionistas, com destaque aos discursos construídos coletivamente pelos estudantes. Os resultados permitiram-nos qualificar as experiências dos universitários na perspectiva da historicidade das práticas de Extensão, compreendendo a existência de outras formas de tecer conhecimentos, nos quais a Extensão Universitária aparece como uma das possibilidades de abertura de espaços para o que anunciam os novos paradigmas.

Author Biography

Ana Luiza Salgado Cunha, Universidade Estadual do Sudoesta da Bahia

Atualmente é professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB câmpus Vitória da Conquista. Prestou assessoria pedagógica à da Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia(FTC/Vitória da Conquista) de agosto à novembro de 2019. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, na linha de Práticas Sociais e Processos Educativos. Cursou doutoramento sanduíche na Universidade de Coimbra, Portugal, (2017), no Centro de Estudos Sociais, orientada pela Professora Teresa Cunha, pesquisando temáticas com enfoque em Universidade e Educação Popular. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa(2013). Pedagoga (2011) pela Universidade Federal de Viçosa. Foi professora professora substituta (2016) do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos e professora substituta (2013) e coordenadora do curso de Licenciatura para Graduados no Instituto Federal de Educação do Sul de Minas Gerais, câmpus de Muzambinho. Foi professora na Faculdade de Viçosa (2014), atuando também como orientadora de Estágios e coordenadora do Programa de Apoio aos docentes e discentes da Instituição.

References

BARBOUR, R. Grupos Focais. Porto Alegre: Artmed. 2005.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRAÚNA, R. de C. A.; SILVA, L. H.; BARLETTO, M.; SARAIVA, A. C. L. C.. Reflexões sobre a constituição de identidades profissionais de graduandas de pedagogia da UFV. I Seminário Nacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE, Paraná: PUC, 2011.

GATTI, B. A.. Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Série Pesquisa em Educação; V.10. Brasília: Líber Livro, 2005

GOMES, S. R.. Grupo Focal: uma alternativa em construção na pesquisa educacional. Cadernos de Pós-Graduação, v.4. São Paulo: Educação, 2005.

LARROSA, J. Tecnologias do Eu e Educação. In: SILVA, Tomas Tadeu (Org.). O

sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. n 19. 20-28. Jan/Fev/Mar/Abr. 2002.

MOREIRA NETO, O. C.;, M. R.; SUCENO, L. F. M.. Grupos Focais e Pesquisa Social Qualitativa: o debate orientado como técnica de investigação. XII Encontro da Associação Brasileira de Estudos Populacionais. Ouro Preto – MG, 2002.

MORIN, E. Os sete saberes necessários para educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2003.

SANTOS, B. S. A Universidade do Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. 3.ed. Questões da Nossa Época. V.11. São Paulo: Cortez, 2010.

________, B. S.Crítica a razão indolente. Contra o desperdício da experiência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009

_________ Pela Mão de Alice – o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 2001.

SCOTT, J. W. Experiência. In: SILVA, Alcione Leite da; LAGO, Mara Coelho de Souza; RAMOS, Tânia Regina Oliveira. Falas de Gênero. Ed. Mulheres, 1999.

SILVA, E. W. Extensão Universitária – concepções e práticas nas universidades gaúchas. Porto Alegre. UFRGS, maio de 2003. Tese de Doutorado.

SOUSA, A. L. Lima. A História da Extensão Universitária. Alínea: Campinas, 2010.

Published

2020-08-03

Issue

Section

Ciências Humanas