PRÁXIS, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E O DESENVOLVIMENTO DE UMA CONSCIÊNCIA POLÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i3.1884Keywords:
Consciência Política, Extensão Universitária, Formação de ProfessoresAbstract
A extensão universitária se configura como instrumento de um processo dialético entre a teoria e a prática, promovendo através da interdisciplinaridade de suas ações, uma visão integrada do social. Este trabalho objetiva analisar, a partir do currículo, a contribuição da extensão universitária para a construção da consciência política na formação inicial dos estudantes do curso de pedagogia da Universidade de Brasília (UnB). A metodologia se dará pela análise documental do Projeto Político Pedagógico Curricular do curso de pedagogia. A contribuição da extensão universitária para a construção da consciência política se dá pela relação entre universidade e sociedade, pela unidade teoria e prática, possibilitando a emancipação dos sujeitos e a transformação pessoal, social e acadêmica, ou seja, só é possível pela práxis, por uma formação que permita a apreensão dos processos históricos com todas as mediações e contradições inerentes a essa formação.
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