PRÁXIS, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E O DESENVOLVIMENTO DE UMA CONSCIÊNCIA POLÍTICA

Autores

  • Alisson Silva da Costa Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal
  • Nathália Barros Ramos Universidade de Brasília e Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • Priscila Bastos Braga Dos Santos Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i3.1884

Palavras-chave:

Consciência Política, Extensão Universitária, Formação de Professores

Resumo

A extensão universitária se configura como instrumento de um processo dialético entre a teoria e a prática, promovendo através da interdisciplinaridade de suas ações, uma visão integrada do social. Este trabalho objetiva analisar, a partir do currículo, a contribuição da extensão universitária para a construção da consciência política na formação inicial dos estudantes do curso de pedagogia da Universidade de Brasília (UnB). A metodologia se dará pela análise documental do Projeto Político Pedagógico Curricular do curso de pedagogia. A contribuição da extensão universitária para a construção da consciência política se dá pela relação entre universidade e sociedade, pela unidade teoria e prática, possibilitando a emancipação dos sujeitos e a transformação pessoal, social e acadêmica, ou seja, só é possível pela práxis, por uma formação que permita a apreensão dos processos históricos com todas as mediações e contradições inerentes a essa formação.

Biografia do Autor

Alisson Silva da Costa, Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal

Pedagogo e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília, atua na formação de professores e na Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal

Nathália Barros Ramos, Universidade de Brasília e Secretaria de Educação do Distrito Federal

Pedagoga e Mestra em Educação pela Universidade de Brasília-UnB, Professora da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal

Priscila Bastos Braga Dos Santos, Universidade de Brasília

Pedagoga pela Universidade Federal Fluminense-UFF e Mestranda em Educação pela Universidade de Brasília-UnB

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Publicado

2020-08-03

Edição

Seção

Ciências Humanas