UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA PEER INSTRUCTION NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i4.1936Abstract
Devido a diversos fatores, o processo ensino/aprendizagem se tornou o grande desafio docente da atualidade. Neste sentido, diversas estratégias de ensino/aprendizagem que contraponham o ensino tradicional têm surgido nas últimas décadas, como por exemplo as metodologias ativas. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar os benefícios relatados por acadêmicos de Educação Física (bacharelado e Licenciatura) ao participarem de uma aula presencial utilizando o método Peer Instruction. Este estudo de caso qualitativo ocorreu no dia 19 de setembro de 2018 após a aplicação da metodologia ativa de ensino Peer Instruction em 16 acadêmicos matriculados na disciplina de Doenças Crônicas e Atividade Física do curso de bacharelado em Educação Física da Universidade de Cruz Alta. Ao final da aula realizou-se a avaliação do método de ensino por meio de questionário interpretado por análise de conteúdo. Evidenciou-se que utilizando o Peer Instruction os acadêmicos obtiveram ganho de acerto nas questões norteadoras. Em relação a opinião dos acadêmicos sobre os benefícios do método para o processo ensino aprendizagem deles, as respostas remeteram a três categorias: “A leitura prévia e o debate com os colegas leva a maior entendimento da temática da aula (n=12)”; “Não ser uma aula monótona estilo expositiva (n=3)”; e, “Ver diversas vezes o tema da aula proporcionando maior conhecimento (n=1)”. A metodologia de ensino ativa Peer Instruction é nova nos cursos de Educação Física bacharelado presenciais, porém, se mostrou muito positiva na opinião dos alunos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).