COGNIÇÃO SOCIAL DOS PROFESSORES SOBRE INTENCIONALIDADE EDUCATIVA A PARTIR DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2021v19i5.2760Keywords:
Docência, Educação Básica, Pesquisa qualitativa, Processos cognitivos.Abstract
A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) cita a intencionalidade educativa como norteador para a prática pedagógica e a Política Nacional de Alfabetização (PNA), proposta pelo Ministério da Educação-MEC, apresenta as contribuições da Ciência Cognitiva da Leitura. A partir dessa relação e com o aporte teórico da Teoria Social Cognitiva-TSC pretendeu-se conhecer como os professores da Educação Infantil-EI e 1° segmento do Ensino Fundamental-EF empregam intencionalidade no desenvolvimento das habilidades metalinguísticas e dos preditores de alfabetização, assim como compreendem os fundamentos cognitivos citados nos documentos. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter transversal, exploratória e descritiva, com 42 professores da EI e do 1° segmento do EF. A coleta de dados foi realizada em formato online por meio de questionário semi-estruturado para caracterização da amostra e investigar as percepções da amostra sobre o tema estudado. A análise dos dados ocorreu por meio de critérios frequenciais e temáticos norteados pela análise de conteúdo de Bardin. Os principais temas foram discutidos por meio das categorias globais: 1ª “Percepção da linguagem e habilidades metalinguísticas através do ditado”; 2ª “Percepção das habilidades referentes a Cognição Social”; e 3ª “Percepção sobre a formação acadêmica pedagógica e documentos do MEC”, com suas respectivas subcategorias e unidades de registro. Entre os elementos apurados, pode-se inferir urgência da referida percepção se evidenciou devido à modalidade de ensino ofertada desde a Educação Infantil no ano de 2020 devido a Pandemia por COVID-19. Os resultados permitiram constatar, que o conceito de Agência Humana e a Autoeficácia Docente da TSC podem contribuir na formação para um novo perfil docente, que sustenta suas práticas nos componentes cognitivos da autorreflexão, previsão e intencionalidade, buscando aprimoramento profissional e compreendendo as contribuições da Ciência da Leitura, referenciada pela PNA.
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