AS DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE METODOLOGIA ATIVA E A EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM: UM OLHAR DOS DISCENTES SOBRE ESSA RELAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2021v19i4.2764Abstract
O impacto da metodologia ativa para o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa já está consolidado nos diferentes campos do conhecimento. Mais do que participar, a construção da aprendizagem exige envolvimento e atitude daqueles envolvidos no processo. Em virtude disso, este artigo objetiva descrever, pela percepção dos discentes, quais métodos contribuíram, de forma mais eficaz, para o desenvolvimento das habilidades e das competências propostas para a disciplina. Adotou-se como caminho metodológico a aplicação de um Survey utilizando-se de uma estratégia quantitativa para a análise dos dados. A população alvo do estudo foram os discentes da disciplina “Administração Aplicada”, totalizando 37 alunos do primeiro período do Ensino Superior. Os dados coletados demonstram que o fator expectativa exerce uma influência positiva no ato de aprender e desenvolver habilidades, independente de qual seja essa habilidade e o método utilizado. As análises estatísticas demonstram existir ligeiras dispersões ao relacionar o método e o desenvolvimento das habilidades e competências analisadas. Quanto à frequência e as notas, percebeu-se uma melhora significativa, demonstrando que a metodologia ativa desperta no discente um compromisso maior com a aula o que reflete no desempenho mais elevado. É significativo ressaltar o efeito positivo que a aprendizagem ativa traz para os discentes. Em turmas de primeiro período, frente aos dados analisados, a proximidade entre discente e experiências reais fez com que eles estivessem mais abertos à aprendizagem. Inferiu-se que o método que mais contribuiu, na visão dos discentes, para o desenvolvimento de habilidades e competências propostas foi o PBL, haja vista que propicia um aprender mais concreto por meio da resolução de problemas reais dentro do contexto do curso.
References
BERBEL, N.A.N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
GIMENEZ et al. Estratégia em pequenas empresas: Uma aplicação do modelo de Miles e Snow. RAC: Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 53-74, mai./ago. 1999.
GIMENEZ et al. Estratégia em pequenas empresas: uma aplicação dos modelos de Miles e Snow e Kirton nas lojas varejistas dos shopping centers de Maringá - PR. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO (ENANPAD), 27., 2003, Atibaia (SP). Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2003.
GUERRA, C. J. O.; TEIXEIRA, A. J. C. Os impactos da adoção de metodologias ativas no desempenho dos discentes do curso de ciências contábeis de instituição de ensino superior mineira. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), v.10, n.4, 2016.
KOEHLER, S. M. F. Inovação Didática-Projeto de Reflexão e Aplicação de Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino Superior: uma experiência com “peer instruction”. Janus, v. 15, n. 99, 2012.
LAFFIN, M. De contador a professor: a trajetória da docência no ensino superior de contabilidade, Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. 2002.
MAIA, M.C. O uso da tecnologia de informação para a educação a distância no ensino superior. Tese de doutorado apresentada ao Curso de Pós- Graduação da FGV-EAESP. São Paulo 2003.
MITRE, S. M.; SIQUEIRA-BATISTA, R.; GIRARDI-DE-MENDONÇA, J. M., MORAIS-PINTO, N. D., MEIRELLES, C. D. A. B., PINTO-PORTO, C., ...; HOFFMANN, L. M. A. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc saúde coletiva, v.13, n.2, p.2133-2144, 2008.
ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Artmed: Porto Alegre, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).