AS DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE METODOLOGIA ATIVA E A EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM: UM OLHAR DOS DISCENTES SOBRE ESSA RELAÇÃO

Authors

  • Rita de Cássia Martins Oliveira Ventura
  • Reginaldo Adriano de Souza
  • Andreia Almeida Mendes Centro Universitário UNIFACIG http://orcid.org/0000-0003-0492-633X
  • Glaucio Luciano Araujo
  • Lilian Beatriz Ferreira Longo
  • Fernanda Cota Trindade
  • Fernanda Franklin Seixas Arakaki
  • Camila Corrêa Braga

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2021v19i4.2764

Abstract

O impacto da metodologia ativa para o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa já está consolidado nos diferentes campos do conhecimento. Mais do que participar, a construção da aprendizagem exige envolvimento e atitude daqueles envolvidos no processo. Em virtude disso, este artigo objetiva descrever, pela percepção dos discentes, quais métodos contribuíram, de forma mais eficaz, para o desenvolvimento das habilidades e das competências propostas para a disciplina. Adotou-se como caminho metodológico a aplicação de um Survey utilizando-se de uma estratégia quantitativa para a análise dos dados. A população alvo do estudo foram os discentes da disciplina “Administração Aplicada”, totalizando 37 alunos do primeiro período do Ensino Superior. Os dados coletados demonstram que o fator expectativa exerce uma influência positiva no ato de aprender e desenvolver habilidades, independente de qual seja essa habilidade e o método utilizado. As análises estatísticas demonstram existir ligeiras dispersões ao relacionar o método e o desenvolvimento das habilidades e competências analisadas. Quanto à frequência e as notas, percebeu-se uma melhora significativa, demonstrando que a metodologia ativa desperta no discente um compromisso maior com a aula o que reflete no desempenho mais elevado. É significativo ressaltar o efeito positivo que a aprendizagem ativa traz para os discentes. Em turmas de primeiro período, frente aos dados analisados, a proximidade entre discente e experiências reais fez com que eles estivessem mais abertos à aprendizagem. Inferiu-se que o método que mais contribuiu, na visão dos discentes, para o desenvolvimento de habilidades e competências propostas foi o PBL, haja vista que propicia um aprender mais concreto por meio da resolução de problemas reais dentro do contexto do curso.

Author Biography

Andreia Almeida Mendes, Centro Universitário UNIFACIG

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de Variação e Mudança Linguística; Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, na mesma linha anteriormente citada; especialista em Docência do Ensino Superior pelas Faculdades Doctum; graduada em Letras pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente é professora e coordenadora de Metodologia Ativa do Centro Universitário (UNIFACIG), Editora da revista Pensar Acadêmico, Coordenadora Institucional do projeto "Letramento em Programação", Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: variação e mudança linguística, sintaxe, linguística diacrônica, língua portuguesa, metodologias ativas de ensino-aprendizagem, redação, argumentação jurídica e metodologia científica.

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Published

2021-08-23

Issue

Section

Dossiê: Metodologias Ativas de Aprendizagem