CORRUPÇÃO NO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 E A PERCEPÇÃO DE JUSTIÇA DOS ALUNOS
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2021v19i5.3019Keywords:
Ensino Remoto Emergencial. Corrupção. Pandemia COVID 19. Percepção de JustiçaAbstract
O propósito deste estudo foi analisar a relação entre as corrupções cometidas por estudantes de graduação em Ciências Contábeis no Ensino Remoto Emergencial realizando durante a pandemia do COVID-19, e a percepção de justiça destes alunos. Estas corrupções abordadas se dão em especial nas avaliações que o corpo docente solicita que sejam efetuadas sem consulta a fontes externas e de forma. Para a pesquisa quantitativa foi utilizada uma adaptação da Escala de Percepção de Justiça Acadêmica utilizada por Chory (2007), Simil (2016) e atualizado por Costa (2017) que teve como amostra 200 graduandos de Ciências Contábeis. Foi realizada uma análise de regressão múltipla para identificar as variáveis relacionadas aos estudantes e à instituição que afetam a percepção de justiça distributiva. Como resultado obteve-se três variáveis estatisticamente significativas: o gênero, o desempenho acadêmico e a percepção de corrupção. Os resultados indicam que o gênero feminino e os estudantes que apresentam bom desempenho acadêmico possuem uma maior percepção de justiça, sendo que os alunos que julgam consultas à fontes externas como atos de corrupção tendem a avaliar como mais injusto os fins alcançados durante o ensino remoto. Além disso, observou-se que quase 30% dos respondentes fazem consultas ao material da disciplina, à internet e aos colegas durante as avaliações mesmo admitindo que seja um ato de corrupção, o que pode contribuir para a construção de uma cultura de corrupção generalizada, mesmo que sejam considerados como pequenas corrupções. Por fim, diante dos resultados apresentados, a pesquisa também traceja uma reflexão sobre as formas de avaliação do ensino superior, as quais poderiam ser mais focadas em aprendizagem através de projetos aplicativos ao invés de provas que demandam mais conhecimento teórico.
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