A FORMAÇÃO DA (O) PSICÓLOGA(O) PARA ATUAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL APÓS PANDEMIA

Autores

  • Linccon Fricks Hernandes Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia http://orcid.org/0000-0002-7642-3080
  • Fernando Hiromi Yonezawa Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)
  • Thiago Colmenero Cunha Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2022v20i2.3069

Palavras-chave:

Educação, Psicologia, Covid-19.

Resumo

A partir do contexto da pandemia da COVID-19, o manuscrito se debruça sobre debates em relação ao contexto educacional da psicologia enquanto ciência e profissão na contemporaneidade. Atravessado por fatores sociais, culturais, históricos, geográficos e políticos, a psicologia brasileira é constituída a partir de vieses de adaptação, normatização e docilização de corpos. Esse contexto aparece contemporaneamente com a crescente mercantilização da educação, afetando também a psicologia na sua interface com os debates e atuações educacionais. Através de referenciais interdisciplinares trazidos no texto, aposta-se, como bússola ética frente a tantos retrocessos, na direção do cuidado, de uma escuta política, dentro de uma clínica ampliada. Enceja-se assim uma derrubada do lugar mercantil e historicamente capturado da psicologia escolar, a fim de produzir corpos singulares, cada vez mais libertos e potentes. Fica evidente que o psicólogo precisa preocupar-se com sua própria formação, de modo que seja capaz de refletir criticamente sobre a complexidade da realidade que viemos enfrentando e, ao mesmo tempo, construir, juntamente com suas equipes de professores e corpo de alunos, possíveis saídas e formas de cuidado a esses problemas agudizados com a pandemia. O psicólogo precisa se preocupar primeiramente com de que lugar ele pensa e vê sua atuação, em que critérios ético-políticos se baseia, sendo menos um técnico incumbido de solucionar problemas e muito mais um propositor e promotor de concepções educacionais condizentes com as singularidades de nossa realidade, nossas culturas, de nossos estudantes e professores, com as problemáticas de nossa constituição social e histórica.

Biografia do Autor

Linccon Fricks Hernandes, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia

Mestre em Políticas Públicas de Desenvolvimento Local pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), Docente e coordenador do curso de Psicologia da Faculdade América.

Fernando Hiromi Yonezawa, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)

Doutor em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP); Pós-Doutor em Psicologia Institucional pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGPSI-UFES).

Thiago Colmenero Cunha, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente de Psicologia e de Direito da Universidade Santa Úrsula (USU). 

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Publicado

2022-06-03

Edição

Seção

Ciências da Saúde