O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19: UMA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2021v19i5.3258Keywords:
Aulas Remotas, Covid-19, Ensino-aprendizagem, Ensino Superior, Pandemia.Abstract
O direito à educação é positivado na Constituição Federal de 1988 como uma garantia fundamental, e além disso, também é um direito social, visto que está arrolado no artigo sexto da carta constitucional brasileira. Assim sendo, por estar inserido no rol dos direitos fundamentais, merece a mesma consideração desses para ter plena eficácia e aplicação imediata. Posto isso, a pandemia mundial causada pelo novo Coronavírus transformou totalmente a rotina dos estudantes e professores do ensino superior brasileiro. Nesse contexto, para evitar a contaminação da nova doença, os governos ao redor do mundo, inclusive do Brasil, determinaram emergencialmente o fechamento das instituições de ensino. Tendo em vista as medidas sanitárias adotadas, as faculdades e universidades tiveram de se adaptar rapidamente para atender às novas demandas trazidas pela pandemia, e como solução emergencial, adotaram o modelo de ensino remoto. A partir desse novo cenário, foi necessário repensar todo o processo de ensino e aprendizagem, assim como os métodos avaliativos, para que se ajustasse às restrições impostas pela crise sanitária causada pela Covid-19. Dentro dessa perspectiva, o presente artigo discute como o modelo de ensino remoto emergencial modificou a forma de desenvolver e estruturar o ensino superior e as diferentes percepções dos acadêmicos sobre esta nova modalidade de ensino. A pesquisa é resultante de uma análise bibliográfica e documental, pautada em diferentes pesquisas nacionais e internacionais envolvendo a temática, com enfoque especial, àquelas focadas no olhar dos discentes sobre esta nova realidade. Os resultados apontam similitudes e divergências entre as Instituições de Ensino Superior pública e privada, as formas de regulamentação e monitoramento das aulas remotas e as peculiaridades inerentes a cada IES, para garantir o direito à Educação.
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