DESIGUALDADES MATERIAIS E PSICOLÓGICAS ENTRE GÊNEROS NO ENSINO SUPERIOR: IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2025v23i2.4453

Abstract

Apesar das importantes conquistas obtidas pelas mulheres, a desigualdade multifacetada entre os gêneros se perpetua, tornando a realização de pesquisas essencial para compreender esse fenômeno. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo traçar o perfil de estudantes de uma universidade pública brasileira a partir de um recorte de gênero, analisando suas percepções sobre condições materiais e psicológicas durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa, de caráter descritivo e exploratório, adota uma abordagem quantitativa e foi conduzida com 73 graduandos. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Correspondência Múltipla, técnica multivariada exploratória que possibilita a visualização das relações entre as categorias de variáveis qualitativas, a partir da redução das dimensões dos dados, e, desse modo, permite a identificação de padrões e perfis distintos com base na proximidade ou distância das categorias. Os resultados indicam diferenças relacionadas com o gênero do estudante. As mulheres demonstraram maior associação com a percepção de piora nas condições financeiras, enquanto os homens relataram mais frequentemente dificuldades nas condições de estudo. No que tange à saúde mental, ambos os grupos apresentaram altos percentuais de piora, mas as mulheres relataram esse impacto com maior frequência. Além disso, a vontade de estudar foi afetada de forma generalizada, atingindo aproximadamente dois terços dos estudantes, independentemente do gênero. Observou-se ainda que, entre as mulheres, a sobrecarga acadêmica e doméstica pode ter contribuído para uma pior percepção das condições gerais, refletindo um acúmulo de responsabilidades. Os resultados reforçam que a desigualdade de gênero não apenas persiste, mas pode ter sido aprofundada pela pandemia, afetando a vida acadêmica e pessoal das mulheres de forma mais significativa. Esses dados evidenciam como as condições sociais e culturais estruturais influenciam a percepção de bem-estar e o desempenho dos estudantes.

Published

2025-08-07

Issue

Section

Ciências Humanas