DESIGUALDADES MATERIAIS E PSICOLÓGICAS ENTRE GÊNEROS NO ENSINO SUPERIOR: IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2025v23i2.4453Resumo
Apesar das importantes conquistas obtidas pelas mulheres, a desigualdade multifacetada entre os gêneros se perpetua, tornando a realização de pesquisas essencial para compreender esse fenômeno. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo traçar o perfil de estudantes de uma universidade pública brasileira a partir de um recorte de gênero, analisando suas percepções sobre condições materiais e psicológicas durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa, de caráter descritivo e exploratório, adota uma abordagem quantitativa e foi conduzida com 73 graduandos. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Correspondência Múltipla, técnica multivariada exploratória que possibilita a visualização das relações entre as categorias de variáveis qualitativas, a partir da redução das dimensões dos dados, e, desse modo, permite a identificação de padrões e perfis distintos com base na proximidade ou distância das categorias. Os resultados indicam diferenças relacionadas com o gênero do estudante. As mulheres demonstraram maior associação com a percepção de piora nas condições financeiras, enquanto os homens relataram mais frequentemente dificuldades nas condições de estudo. No que tange à saúde mental, ambos os grupos apresentaram altos percentuais de piora, mas as mulheres relataram esse impacto com maior frequência. Além disso, a vontade de estudar foi afetada de forma generalizada, atingindo aproximadamente dois terços dos estudantes, independentemente do gênero. Observou-se ainda que, entre as mulheres, a sobrecarga acadêmica e doméstica pode ter contribuído para uma pior percepção das condições gerais, refletindo um acúmulo de responsabilidades. Os resultados reforçam que a desigualdade de gênero não apenas persiste, mas pode ter sido aprofundada pela pandemia, afetando a vida acadêmica e pessoal das mulheres de forma mais significativa. Esses dados evidenciam como as condições sociais e culturais estruturais influenciam a percepção de bem-estar e o desempenho dos estudantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).