PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MEDICINA COM RELAÇÃO À METODOLOGIA SOTL
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i2.1812Resumen
Sabe-se da importância de se desenvolver atividades que levem o aluno a pesquisar e desenvolver o pensamento científico; quando essas habilidades se somam ao processo de ensino-aprendizagem, como uma ferramenta, este benefício se potencializa, o que contribui ainda mais para o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais não só a vida acadêmica, como também à vida profissional. Com base nisso, objetivou-se analisar a percepção dos alunos do 2º de Medicina de uma faculdade da Zona da Mata Mineira com relação à metodologia SOT, aplicada na disciplina de “Português Instrumental”. Para a aplicação do méLtodo, optou-se pela escolha de artigos científicos ligados à temática da importância da comunicação para ampliar o potencial terapêutico de cuidado nas ações de saúde, uma vez que, durante o semestre, esta temática havia sido objeto de discussão e análise na disciplina. A aplicação do método SOTL seguiu as etapas propostas pelo método, tendo a duração de 2 horas. Ao final, foi aplicado um questionário de natureza quantitativa como forma de analisar a aceitação do método; a turma em questão possuía 45 alunos, sendo que, destes, 36 alunos responderam a este questionário. Registrou-se, então, que metade dos alunos consideraram o método como satisfatório e/ou excelente; 47,5% consideraram que o conteúdo da disciplina foi apreendido de forma mais significativa através do método e 41,7% afirmaram que a metodologia proporcionou a construção colaborativa do conhecimento e, por isso, deve ser recomendada a outros períodos e cursos. Dentre as habilidades desenvolvidas pelo método, a colaboração, a reflexão e a autonomia foram as mais recorrentes. Torna-se interessante destacar ainda que, apesar da DCN deste curso sinalizar a aplicação de metodologia ativa como obrigatória, observou-se a rejeição de parte dos alunos que ainda veem o método tradicional de ensino como o mais eficiente.
Citas
ANDERSEN, L.W. A usable, trans-disciplinary conception of scholarship. Higher Educationl-Research and Development, v. 19, n. 2, p. 137-153, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução n. 3 de 20 de junho de 2014. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 23 jun. 2014.
BOYER, E. Scholarship Reconsidered. Washington, DC: The Carnie Foundation, 1990.
CEZAR, P.H.N., GUIMARÃES, F.T., GOMES, A.P, ROÇAS, G., SIQUEIRA-BATISTA, R. Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemas. Revista Brasileira de Educação Médica. v. 34, n. 2, p. 298–303, 2010.
GLEADOW, R., HONEYDEW, M., FORD, A, BRONWYN, I., ABBOTT, K. New tools for a new age: An evolution or revolution in higher education? Research, v. 4, n. 1, p.1502, 2015.
KANE, How we teach the teachers: new ways to theoriza practice and practise theory. Pros-pect. v. 32, n. 3, 283-310, 2002.
KREBER, C. Reflection on teaching and the Scholarship of teaching: focus on science instructions. Higher Education-Research and Development. v. 50, n. 2, p. 523–359, 2015.
KREBER, C. How university teaching award winners conceptualise academic work: Some further thoughts on the meaning of scholarship. Teaching in Higher Education, v. 5, n. 1, p. 61–78, 2000.
LUIS, E. C.; SOBRINO, A.; GONZÁLEZ-TORRES, M.C. Scholarship of Teaching and Le-arning: un modelo de desarrollo profesional de los profesores universitarios. Revista Elec-trónica Interuniversitaria de Formación del Professorado, v. 16, n. 1, p.5-14, 2013.
SOBRAL, F. R., CAMPOS, C.J.G. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na pordução nacional: revisão integrativa. Rev Esc Enferm USP, v. 46, n.1, p. 208–218, 2012.
PAIVA, M.RF.; PARENTE, J.R.F.; BRANDÃO, I.R.; QUEIROZ, A. H.B. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE. v.15, n. 2, p. 145–153, 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).