A OFICINA DE METODOLOGIA ATIVA E PRODUÇÃO ARTICULADA: DO PROJETO AOS RESULTADOS

Autores/as

  • Diego Henrique Damasceno Coêlho Universidade Federal Fluminense
  • Camila Braga Correa Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (UNIFACIG)

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i4.1940

Palabras clave:

Metodologias Ativas, Ensino Superior, Mediação, Conciliação, Arbitragem

Resumen

O presente artigo tem por escopo principal narrar uma experiência didático-científica, realizada por alunos, então graduandos do 8º período do curso de Direito do Centro Universitário UNIFACIG e mestrandos do Programa de Pós-Graduação Justiça Administrativa da Faculdade de Direito da universidade Federal Fluminese – UFF, de agosto a dezembro de 2018 no âmbito da Oficina de Metodologia Ativa e Produção Articulada: Conciliação, Mediação e Arbitragem - OMAPA/CMA. A construção dos saberes apresentados, portanto, estão acostados em método descritivo, contemplando análises qualitativas e quantitativas das amostras de artigos científicos produzidos e o número de autores participantes em observação, ao mesmo tempo em que também desenvolve e relata percepções críticas e analíticas extraídas durante a execução da Oficina de Metodologia Ativa e Produção Articulada, descrevendo contextos, situações e adaptações durante os quatro meses de atividades contínuas das equipes na plataforma de edição virtual de textos utilizada. Ao final deste texto, são apontados os resultados alcançados pelo projeto, demonstrando ser possível integrar iniciativas entre a educação pública e a privada, na expectativa de que seja este um modelo pedagógico real, colaborativo e inspirador – sem medo de errar ou de inovar.

Biografía del autor/a

Diego Henrique Damasceno Coêlho, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Justiça Administrativa - PPGJA (UFF); MBA em Gestão Pública (UCAM); Especialista em Direito e Processo do Trabalho com Habilitação no Magistério Superior (FDDJ); Especialista em Pedagogia e Docência em Educação Profissional e Tecnológica (UCAM); Bacharel em Direito; Técnico em Transações Imobiliárias (Inst. Monitor);

Camila Braga Correa, Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (UNIFACIG)

Mestra em Justiça Administrativa – PPGJA (UFF), Especialista em Direito Civil (FDV), Especialista em Direito do Consumidor (LFG), Bacharel em Direito (FDV), Professora na Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (UNIFACIG)

Citas

ANTUNES, Celso. Professores e Professauros: Reflexões Sobre a Aula e Práticas Pedagógicas Diversas. Petrópolis: Vozes, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Coleção Leitura – São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LAMY, Marcelo. Metodologia da pesquisa jurídica: técnicas de investigação, argumentação e redação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

MORÁN, José Manuel. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Souza, C. A., & Torres-Morales, O. E. (orgs.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa, PR: UEPG, 2015.

RIO, Josué Justino do; SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni. O Ensino Jurídico e a Efetivação do Projeto Pedagógico do Curso de Direito: para uma formação crítica e humanística. São Paulo: Editora Max Limonad, 2016.

STRECK, Lênio Luiz. Ensino Jurídico e Pós-graduação no Brasil: das razões pelas quais o direito não é uma racionalidade instrumental. Revista Novos Estudos Jurídicos, Itajaí, v. 16, n. 1, p. 05-19, jan/abr. 2011. Disponível em: <http://siaiap32.univali.br/seer/index.php/nej/article/view/3266/2048>. Acesso em: 01 jun. 2020.

STRECK, Lênio Luiz. Hermenêutica e Ensino Jurídico em Terrae Brasilis. Revista da Faculdade de Direito UFPR, Curitiba, v. 46, n. 0, p. 25-50, 2007. Disponível em: <http://revistas.ufpr.br/direito/article/view/13495/9508>. Acesso em: 01 jun. 2020.

UNIFACIG. Revista Pensar Acadêmico. Repositório de trabalhos de conclusão de curso 2019. Disponível em <http://pensaracademico.facig.edu.br/index.php/repositoriotcc> Acesso em 14 jun. 2020.

Publicado

2020-08-14

Número

Sección

Dossiê: Metodologias Ativas de Aprendizagem