O ENSINO DE FÍSICA E O USO DAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS DE UMA PRATICA METODOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2021v19i4.2007Palabras clave:
Ambiente virtual de aprendizagem, Ensino de Física, Pratica metodológicaResumen
O ensino de Física prende - se, no geral aos conceitos teórico, e assim em muitas das vezes causa o esquecimento da construção do saber investigativo e o estudo de caso. Desta maneira, é fácil encontrarmos estudantes que consideram a Ciência “chata”, desinteressante e sem valor, o que se aplica integralmente ao caso específico da física. Nesse contexto normalmente essa pratica de ensino é marcado pelo foco nos aspectos formais e matemáticos, dificultando que o aluno desenvolva um verdadeiro raciocínio físico acerca do problema abordado. Diante da problemática, usou – se uma estratégia didática de investigação e competição voltada para a motivação e curiosidade. Com a utilização dos aparatos tecnológicos educacionais é possível adquirir uma relevância inestimável para o ensino nesta geração. Nesse contexto as plataformas virtuais de aprendizagens vieram para inserir – se, definitivamente como pratica metodológica necessária para o profissional da educação básica, pois é uma ferramenta que possibilita, acompanhar a evolução do processo de ensino. Desta maneira as aulas através dessas ferramentas passam a ser um novo espaço de otimização da aprendizagem. E assim, ainda promovem uma pratica metodológica diferenciada que permiti ao professor, compartilhar seus conhecimentos e não apenas ensinar, como se era de costume. Esses aparatos tecnológicos favoreceram aos discentes a interação, onde obtiveram êxito ao realizar as atividades propostas no ambiente e alguns conseguiram relacionar os conceitos abordados no cotidiano com os propostos nos livros didáticos, esta conexão ocorreu mediante o uso do jogo do labirinto. Ao utilizar os recursos tecnológicos disponíveis nos ambientes virtuais de aprendizagem, estes permitem aos alunos uma perspectiva mais concreta dos conteúdos a serem abordados em um ambiente presencial e ao mesmo tempo que o docente compartilha seu conhecimento, concretizando assim um ambiente de aprendizagem onde, não apenas se ensina, mas também se compartilha.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).