TEMPOS DE PANDEMIA E EDUCAÇÃO: um olhar para a saúde mental dos professores universitários

Autores/as

  • Linccon Fricks Hernandes Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia http://orcid.org/0000-0002-7642-3080
  • Jefferson Diório do Rozário Doutor em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2021v19i5.3070

Palabras clave:

COVID-19, Docentes, Pandemia, Saúde mental, Universidades.

Resumen

Devido aos altos níveis de contaminação a COVID-19 foi caracterizada como uma pandemia, pois perpassou continentes afetando o mundo todo com sua cadeia de transmissibilidade. Dentre os grupos de vulnerabilidades durante a pandemia, os professores universitários foram um dos grupos que mais foram afetados por fatores predisponentes negativamente a saúde mental. o estudo tem como objetivos analisar na literatura científica sobre a saúde mental dos professores universitários no período da pandemia de Covid-19. O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura do tipo narrativa. Na qual foi utilizada para a geração da questão norteadora desta revisão: “Quais evidências científicas mostram a saúde mental do professor universitário em tempos de pandemia?”. Foram utilizados descritores e palavras-chave, com uso do booleano “AND”, consultou-se as bases de dados PubMed da National Library of Medicine; BVS (Biblioteca Virtual da Saúde). Este estudo permitiu analisar na literatura científica, evidências sobre a saúde mental dos professores universitários durante a pandemia de covid-19. Foi observado que, frente as dificuldades enfrentadas, os professores apresentam como respostas psicológicas sintomas de depressão, ansiedade, angústia, estresse e até mesmo o desenvolvimento da síndrome de Burnout, onde algumas características individuais podem propiciar ainda mais o desgaste físico e emocional, fazendo-se necessário o uso de intervenções para minimizar o esgotamento dos profissionais.

Biografía del autor/a

Linccon Fricks Hernandes, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia

Mestre em Políticas Públicas de Desenvolvimento Local pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), docente e coordenador do curso de Psicologia da Faculdade América.

Jefferson Diório do Rozário, Doutor em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), docente do curso de Psicologia da Faculdade América.

Citas

AHMED, M. Z et al. Epidemic of COVID-19 in China and associated Psychological Problems. Asian journal of psychiatry, v.51, 2020.

AKOUR, A. et al. The Impact of the COVID-19 Pandemic and Emergency Distance Teaching on the Psychological Status of University Teachers: A Cross-Sectional Study in Jordan. Am. J. Trop. Med. Hyg., v. 103, n. 6, 2020, p. 2391–2399, 2020.

ARAÚJO, M. P. N. et al. Residência é residência, trabalho é trabalho: estudo quali-quantitativo sobre o trabalho remoto de professores universitários durante a pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, [S.I.], v. 10, n. 9, p. 1-16, 2021.

ARAUJO, R. M. et al. COVID-19, Mudanças em Práticas Educacionais e a Percepção de Estresse por Docentes do Ensino Superior no Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S.I.], v. 28, p. 864-891, 2020.

BAPTISTA, M. N. et al . Burnout, estresse, depressão e suporte laboral em professores universitários. Rev. Psicol., Organ. Trab., v. 19, n. 1, p. 564-570, jun. 2019.

CHEN, H. et al., Are You Tired of Working amid the Pandemic? The Role of Professional Identity and Job Satisfaction against Job Burnout. Int. J. Environ. Res. Public Health, v. 17, 2020.

COSTA, B.R. et al. Impacto Da Covid-19 Na Saúde Mental De Educadores Do Ensino Superior. In: I Congresso Internacional de Psicologia, 1 ed. Anais eletrônicos... Faculdade América.v.1, 2021.

GHANDOUR, R. et al. Double Burden of COVID-19 Pandemic and Military Occupation: Mental Health Among a Palestinian University Community in the West Bank. Annals of Global Health, v. 86, n.1, p. 1–11, 2020.

GOMES, N. P. et al. Saúde mental de docentes universitários em tempos de covid-19. Saúde Soc. São Paulo, [S.I.], v. 30, n. 2, p. 1-7, 2021.

MELO, K. C. et al. Síndrome de burnout em profissionais da saúde que atuam na linha de frente da covid-19. International Journal of Development Research, v. 11, n. 02, p. 44706-44711, 2021.

MONTEIRO, B. M. B; SOUZA, J. C. Saúde mental e condições de trabalho docente universitário na pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n.9, 2020.

OZAMIZ-ETXEBARRIA, N. et al. Estado emocional del profesorado de colegios y universidades en el norte de españa ante la covid-19. Rev Esp Salud Pública, v. 95, 2021.

PELOSO, R. M. et al. Impacto da COVID-19 nos cursos da área da saúde: perspectiva de alunos e professores. Research, Society and Development, v. 9, n.9, 2020.

PINHO, P. S. et al. Trabalho remoto docente e saúde: repercussões das novas exigências em razão da pandemia da Covid-19. Trabalho, Educação e Saúde, [S.I.], v. 19, p. 1-21, 2021.

ROTHER, E. T. Revisão sistemática X Revisão narrativa. Acta paul. enferm., v.20, n.2, 2007.

SANTOS, G. M. R. F. D.; DA SILVA, M. E.; BELMONTE, B. D. R. COVID-19: emergency remote teaching and university professors’ mental health. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 21, n. 1, p. 237-243, 2021.

SANTOS, H. M. R. Os desafios de educar através da Zoom em contexto de pandemia: investigando as experiências e perspectivas dos docentes portugueses. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-17, 2020.

SCHULTE, E. E.; BERNSTEIN, C. A.; CABANA, M. D. Addressing Faculty Emotional Responses during the Coronavirus 2019 Pandemic. The Journal of Pediatrics, v. 222, 2020.

SILVA, A. F. D. et al. Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 30, n. 2, 2020.

SOARES, A. N. et al. Potenciais efeitos imunomoduladores de nutracêuticos no tratamento de covid-19. International Journal of Development Research, v. 11, n. 04, p. 46233-46238, 2021.

SOUSA, A. S.; OLIVEIRA, G. S.; ALVES, L.H. A Pesquisa Bibliográfica: Princípios E Fundamentos. Cadernos da Fucamp, v.20, n.43, p.64-83, 2021.

TEMPSKI, P. et al. The COVID-19 pandemic: time for medical teachers and students to overcome grief. CLINICS, v. 75, 2020.

World Health Organization (WHO). Coronavirus disease (COVID-19) pandemic. Geneva: World Health Organization; 2020. Disponível em: >https://www.paho.org/pt/topicos/coronavirus<. Acesso em: 16 ago. 2021.

Publicado

2021-12-09

Número

Sección

Dossiê: Educação em Tempos de Pandemia