O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Patricia Barreto de Abreu Universidade Federal do Ceará (UFCE)
  • Célia Maria Braga Carneiro Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2021v19i5.3285

Resumo


O uso de metodologias ativas em condições adversas atende o objetivo desta pesquisa que é analisar o uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem para os discentes da disciplina de Teoria da Contabilidade, do curso noturno, de Bacharelado em Ciências Contábeis da UFCE, no campus Fortaleza (CE) durante a transição do modelo de ensino presencial para o modelo remoto síncrono em decorrência da pandemia da Covid-19. A pesquisa é exploratória, descritiva, qualitativa e quantitativa, com delineamentos bibliográfico, documental, estudo de caso e survey. Para a coleta de dados utilizou-se as técnicas de observação direta intensiva e extensiva, e para a análise de dados, a estatística descritiva. A amostra foi composta por 33 discentes que cursaram regularmente a disciplina nos períodos de 2019.1(17) e 2020.1(16). Os resultados evidenciaram que, apesar da heterogeneidade socioeconômica e de infraestrutura dos discentes, o modelo de ensino remoto aliado ao uso das metodologias ativas e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) foi a solução mais viável para a continuidade das atividades acadêmicas no período pandêmico, potencializando o aprendizado dos discentes, o desenvolvimento de diversas habilidades no uso de ferramentas tecnológicas e de competências comportamentais e profissionais relevantes no século XXI, como responsabilidade, pensamento crítico e reflexivo, comunicação oral, gestão e análise de dados, tomada de decisões, trabalho em equipe e colaboração. Os maiores impactos negativos estão relacionados à vida familiar, profissional e acadêmica dos discentes.

Biografia do Autor

Célia Maria Braga Carneiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Phd. em Gestão de Empresas - Universidade de CoimbraProfessora Associado e Pesquisadora
Universidade Federal do Ceará (UFC)

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Publicado

2021-12-09

Edição

Seção

Dossiê: Educação em Tempos de Pandemia