PROPOSTA DE KIT DIDÁTICO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL – PRÁTICA ACESSÍVEL

Autores/as

  • Wellington da Silva Pereira Instituto Federal de São Paulo
  • André Tiago Santos Instituto Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2022v20i2.3301

Palabras clave:

Vazão, Kit didático, Sensor turbina, Arduino, Automação.

Resumen

A automação industrial tem se apresentado como indispensável em todas os processos produtivos, independente de sua natureza ou complexidade, isso se deve a nova revolução industrial que acontece, a indústria 4.0. É preciso que os profissionais atuantes diretamente na criação de sistemas automatizados e até mesmo aqueles que apenas operam tenham conhecimento de tudo que permeia a automação de processos. Na busca de proporcionar esse conhecimento, as instituições de ensino alocam em suas grades conteúdos de automação e até mesmo disciplinas relacionadas com a área, entretanto, essas são ministradas muitas vezes de forma integralmente teórica devido a dificuldade de conseguir equipamentos altamente onerosos ou até inacessíveis, dessa forma, nem raramente um estudante consegue assimilar o conteúdo ou relacionar o mesmo com a prática. O objetivo do presente artigo foi desenvolver um protótipo com a capacidade didática de demonstrar o processo, para que qualquer estudante consiga conhecer e descrever as vantagens de se utilizar um medidor de vazão tipo turbina comunicando-o com controladores mais práticos como o Arduino. Além disto, é intuito da proposta ofertar uma alternativa acessível para o ensino da automação industrial, de maneira que os alunos possam entender tanto a parte teórica como a pratica desta disciplina. Os resultados obtidos indicaram que componentes mais simples, que se comunicam com um microcontrolador como o Arduino tem uma aplicabilidade confiável e viabilidade, porém a precisão desses instrumentos dependem de parâmetros específicos que apenas uma montagem criteriosa pode permitir, assim, até mesmo a instalação realizada para o presente estudo pode passar por otimizações de montagem e software, otimizações que cabem a cada cenário de aplicação estudado.

Citas

CAMPOS, ANTÔNIO LUIZ PS; CABRAL, MICHAEL MADSON ALVES. Sistemas de automação residencial de baixo custo: uma realidade possível. HOLOS, v. 3, p. 26-32, 2008.

CARMO, E. A.; SILVA, O. F.; BARREIROS, J. A. L.; FERREIRA, A. O. Construção de Protótipo Didático: uma abordagem diferenciada no processo de ensino/aprendizagem de engenharia, XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE AUTOMÁTICA, Salvador, Brasil. 2006.

DELMÉE, G. J.; Manual de Medição de Vazão, 3ª ed., Edgard Blucher, 2003.

FERNANDES, C. W. R.; Desenvolvimento de um medidor de vazão utilizando sensor optoeletrônico - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007.

FREITAS, MARLA SOUZA; CARVALHO, PAULO CÉSAR OLIVEIRA; SALES, RITA DE CÁSSIA; SILVA, VINICIO COELHO DA; ZANCA, JOSÉ FRANCISCO RAMOS. Modelagem teórica do campo magnético em solenoides. Universo Universidade Salgado de Oliveira: Revista de Trabalhos Acadêmicos UNIVERSO São Gonçalo – Vol. 1 – Nº 2 – 2016.

IBARS, R. A. F. Desenvolvimento e avaliação de tubos de Venturi para medição de vazão. Dissertação (Mestrado) — "Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo, 2004.

PUHLMANN, H. F.W. Modulo de display LCD. Embarcados, 05/05/2015. Disponível em: < https://www.embarcados.com.br/modulo-de-display-lcd/ >. Acesso em: set. de 2020

REIS, F. dos. Como usar Interrupções com Arduino, 2019. Disponível em: <http://www.bosontreinamentos.com.br/eletronica/arduino/como-usar-interrupcoes-com-arduino/>. Acesso em: 21 de set. de 2020.

VICTORETTE, A.; OLIVEIRA, E.; MENDONÇA, F. K.; NOLL, V.; RODRIGUES, S. G. Pesquisa e desenvolvimento de um kit didático para o ensino de amplificadores operacionais. Anais do XXXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 2006.

Publicado

2022-06-03

Número

Sección

Artigos