PROPOSTA DE KIT DIDÁTICO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL – PRÁTICA ACESSÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2022v20i2.3301Palavras-chave:
Vazão, Kit didático, Sensor turbina, Arduino, Automação.Resumo
A automação industrial tem se apresentado como indispensável em todas os processos produtivos, independente de sua natureza ou complexidade, isso se deve a nova revolução industrial que acontece, a indústria 4.0. É preciso que os profissionais atuantes diretamente na criação de sistemas automatizados e até mesmo aqueles que apenas operam tenham conhecimento de tudo que permeia a automação de processos. Na busca de proporcionar esse conhecimento, as instituições de ensino alocam em suas grades conteúdos de automação e até mesmo disciplinas relacionadas com a área, entretanto, essas são ministradas muitas vezes de forma integralmente teórica devido a dificuldade de conseguir equipamentos altamente onerosos ou até inacessíveis, dessa forma, nem raramente um estudante consegue assimilar o conteúdo ou relacionar o mesmo com a prática. O objetivo do presente artigo foi desenvolver um protótipo com a capacidade didática de demonstrar o processo, para que qualquer estudante consiga conhecer e descrever as vantagens de se utilizar um medidor de vazão tipo turbina comunicando-o com controladores mais práticos como o Arduino. Além disto, é intuito da proposta ofertar uma alternativa acessível para o ensino da automação industrial, de maneira que os alunos possam entender tanto a parte teórica como a pratica desta disciplina. Os resultados obtidos indicaram que componentes mais simples, que se comunicam com um microcontrolador como o Arduino tem uma aplicabilidade confiável e viabilidade, porém a precisão desses instrumentos dependem de parâmetros específicos que apenas uma montagem criteriosa pode permitir, assim, até mesmo a instalação realizada para o presente estudo pode passar por otimizações de montagem e software, otimizações que cabem a cada cenário de aplicação estudado.
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