PERCEPÇÃO SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO ÂMBITO RURAL: O CASO DA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DA SERRA OLHO D’ÁGUA EM JARDIM-CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2025v23i2.4290Resumen
As políticas públicas designadas aos agricultores familiares são cruciais para a melhoria da qualidade de vida dos seus beneficiários, visto que contribuem para manter estas pessoas no meio rural. Este estudo tem como objetivo demonstrar a percepção dos membros da Associação Comunitária da Serra Olho D’Água acerca das políticas públicas desenvolvidas no contexto rural. Pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza descritiva, baseada em dados primários coletados a partir de 69 questionários aplicados aos associados. Ao se analisar os resultados, verificou-se que 58% dos integrantes estão na referida associação há mais de cinco anos; a maior parte dos associados (28,99%) está na faixa etária de 46 a 55 anos; 36,23% possuem o Ensino Médio completo; 70% são mulheres; 92,75% se identificam como pardos e 81,16% são casados. Entre os associados, 71% tiveram acesso a políticas públicas, com destaque para os Programas Cisternas para Todos, Bolsa Família, Pronaf, Garantia Safra e Minha Casa Minha Vida. Tais programas têm desempenhado um papel capital no desenvolvimento da comunidade e das famílias, malgrado persistam desafios como a falta de apoio do poder público do poder público e a urgência de uma união mais efetiva entre os membros da comunidade.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Pensar Acadêmico

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).