INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS ELETRÔNICOS E PNEUMÁTICOS COM ARDUINO: UMA ABORDAGEM ACESSÍVEL PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2025v23i2.4377Resumen
A automação industrial, impulsionada pela Indústria 4.0, tem promovido avanços em produtividade, eficiência e segurança. Neste contexto, o uso de plataformas como o Arduino se destaca por sua acessibilidade e flexibilidade, sendo útil em pequenas e médias empresas e no meio acadêmico. Este estudo se concentra na implementação de um sistema de automação utilizando dois Arduinos interconectados via comunicação serial, com o objetivo de controlar válvulas solenóides e atuadores pneumáticos. O sistema foi testado por meio de simulações e experimentos práticos, apresentando funcionamento contínuo do pistão com até 100 ciclos por minuto e resposta adequada da válvula. Embora tenha sido identificada a necessidade de incluir um optoacoplador para melhorar a estabilidade, o sistema mostrou-se funcional. O estudo oferece insights sobre a integração de sistemas eletrônicos e pneumáticos com Arduino, destacando a acessibilidade e a aplicabilidade dessas soluções no contexto industrial e educacional.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Pensar Acadêmico

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).