ESCOLA, CURRÍCULO E COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: UMA NOVA GOVERNAMENTALIDADE?

Autores

  • Ademir Henrique Manfré Universidade do Oeste Paulista

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i2.1886

Palavras-chave:

Empresário de si, Governamentalidade.

Resumo

Este artigo analisa o conceito de competências socioemocionais oriundo das políticas curriculares educacionais brasileiras. Sabe-se que o conceito de competências já foi há muito utilizado no decorrer da história do currículo escolar. Entretanto, na atualidade, o referido surge numa perspectiva socioemocional demandando a formação de um conjunto de habilidades e procedimentos necessários para o indivíduo sobreviver no contexto do chamado empreendedorismo, do empresário de si. O texto assume o desafio de analisar as transformações do projeto educacional neoliberal contemporâneo. Essa proposta se deu a partir do conceito foucaultiano de governamentalidade. O objetivo desse debate é contribuir para uma reflexão crítica oferecendo meios para compreender os limites de uma concepção pedagógica de competências sujeitada aos imperativos neoliberais.

Biografia do Autor

Ademir Henrique Manfré, Universidade do Oeste Paulista

Meu nome é Ademir Henrique Manfré. Minha área de formação é Educação. Sou professor dos cursos de licenciatura da FACLEPP/UNOESTE. Oriento trabalhos na área de Pedagogia, Filosofia, História. Meus temas de interesse são: inclusão escolar, TDAH, TEA, Bullying, Formação docente, Empreendedorismo e educação.

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Publicado

2020-03-24

Edição

Seção

Artigos