O USO DA METODOLOGIA TEAM BASED LEARNING COMO ESTRATÉGIA PARA REVISÃO DE CONTEÚDOS UTILIZANDO O SOFTWARE TBLActive
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i4.1943Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Team Based Learning, Aprendizagem Cooperativa, Sistemas de Informação, Revisão de conteúdoResumo
As metodologias ativas de aprendizagem tornam o aluno o centro do processo de aprendizagem. Dentre tais metodologias, a Team Based Learning destaca-se pelo aprendizado efetivo de conteúdos técnicos e pelo desenvolvimento da tomada de decisão, do trabalho em equipe e colaborativo. A metodologia é dividida em 03 (três) partes: preparo prévio que ocorre em ambiente externo à sala de aula; Garantia de preparo ocorre no ambiente de sala de aula e é composto por uma dinâmica de respostas a um conjunto de questões que os estudantes respondem inicialmente individualmente e posteriormente em equipes; Aplicação de conceitos é o momento em que os estudantes aplicam o que aprenderam através da resolução de problemas que, normalmente, envolvem aspectos com a área de atuação futura do aluno. Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência de utilização desta metodologia, em uma turma de estudantes do Curso de Sistemas de Informação de uma instituição de ensino privado. Ao final da atividade, os estudantes responderam a um questionário avaliativo e os resultados demonstraram um grau de satisfação muito elevado com a aplicação do método e uma percepção de aprendizado significativo.
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