AVALIAÇÃO DO ENSINO ONLINE EM TEMPOS DE PANDEMIA ATRAVÉS DA SATISFAÇÃO E INSATISFAÇÃO DOS DOCENTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Milena de Jesus Viana Centro universitário de Tecnologia e Ciências de Vitoria da Conquista BA (UniFTC)
  • Sueli Luz Silva Centro universitário de Tecnologia e Ciências de Vitoria da Conquista BA (UniFTC)
  • Hudson Costa dos Santos Centro universitário de Tecnologia e Ciências de Vitoria da Conquista BA (UniFTC)
  • Ezequiel de Brito Prado Centro universitário de Tecnologia e Ciências de Vitoria da Conquista BA (UniFTC)
  • Renato Novaes Chaves Centro universitário de Tecnologia e Ciências de Vitoria da Conquista BA (UniFTC)

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2021v19i5.3265

Palavras-chave:

Isolamento Social. Docentes. Ensino Online. Pandemia.

Resumo

Objetivo: Investigar os desafios enfrentados pelos docentes na modalidade de ensino em formato online em tempos de isolamento social, mediante satisfação e insatisfação. Métodos: A pesquisa tem caráter quantitativo, descritivo de corte transversal, realizado em uma Instituição de Ensino Superior do Estado da Bahia, com 38 docentes a partir de um questionário online distribuído através do Google Forms. Teve aprovação do CEP FAINOR, nº 4.577.437 em 08/03/2021. Resultados: Prevalência do sexo feminino (71%), idade entre 29 e 39 anos (63%), consideram seu estado de saúde atual bom (42%), boa condição física (37%), sem doenças crônicas (74%), doença respiratória (11%) e nível de estresse elevado (36%). Estão satisfeitos com as orientações referentes ao ambiente virtual (66%), com sua internet para acesso ao ambiente virtual (53%) e com suas ferramentas de acesso (71%). Estão insatisfeitos com o ensino remoto e sua manutenção (37%), com a solução dos problemas (29%), bem como com o ensino/aprendizagem (34%) e a quantidade de materiais elaborados (34%). Conclusão: Pode-se inferir que os docentes estão satisfeitos com a conectividade, a satisfação dos docentes com o ambiente virtual utilizado na manutenção das aulas no período de isolamento foi positiva, assim como as orientações para manuseio e com o acesso ao ambiente virtual, demostrando uma boa experiência com o padrão virtual de ensino e as orientações passadas pela instituição, porém vale salientar que no ponto de vista desses educadores, a modalidade remota não é satisfatória no quesito ensino/ aprendizagem, julgando o mesmo como um ensino de má qualidade, o que é demonstrado na insatisfação com as provas feitas de forma remota, se sentem também insatisfeitos com o modelo remoto e com a sobrecarga de trabalho.

Biografia do Autor

Milena de Jesus Viana, Centro universitário de Tecnologia e Ciências de Vitoria da Conquista BA (UniFTC)

Discente de Enfermagem da Centro Universitário de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista BA, Brasil (UniFTC)

Sueli Luz Silva, Centro universitário de Tecnologia e Ciências de Vitoria da Conquista BA (UniFTC)

Discente de Enfermagem da Centro Universitário de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista BA, Brasil (UniFTC)

Hudson Costa dos Santos, Centro universitário de Tecnologia e Ciências de Vitoria da Conquista BA (UniFTC)

Discente de Enfermagem da Centro Universitário de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista BA, Brasil (UniFTC)

Ezequiel de Brito Prado, Centro universitário de Tecnologia e Ciências de Vitoria da Conquista BA (UniFTC)

Discente de Enfermagem da Centro Universitário de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista BA, Brasil (UniFTC)

Renato Novaes Chaves, Centro universitário de Tecnologia e Ciências de Vitoria da Conquista BA (UniFTC)

Professor Doutor em Memória, Envelhecimento e Dependência Funcional.

Docente do Centro Universitário de Tecnologia e Ciências de Vitoria da Conquista BA

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Publicado

2021-12-09

Edição

Seção

Dossiê: Educação em Tempos de Pandemia