O PAPEL DA ENFERMAGEM FRENTE AO CÂNCER DE MAMA: PREVENÇÃO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2023v21i4.3826Resumo
Atualmente no cenário mundial, registra- se um aumento do número de diagnósticos de câncer de mama, o que causa grande impacto na saúde pública e na qualidade de vida dessas pacientes. O câncer de mama é um tumor maligno que acontece devido a alterações genéticas nas células da glândula mamária. O enfermeiro tem um papel de realizar a educação em saúde tendo assim o conhecimento necessário para realizar o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é descrever a assistência de enfermagem na prevenção, detecção e no tratamento do câncer de mama. Trata se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa. A busca na literatura foi nas bases de dados da Scienticif Eletronic Library (SCIELO), nos sites do INCA, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Ministério da Saúde e COFEN sobre a atuação do enfermeiro na prevenção, diagnostico e no tratamento do câncer de mama. O enfermeiro da atenção primária e secundária tem a responsabilidade de aplicar em sua área assistencial seus conhecimentos sobre fatores de risco para o câncer de mama e sobre as medidas de prevenção da doença. Orientar sobre os sinais e sintomas de alerta para o câncer, que percebidos no início levam a um diagnóstico precoce e um prognóstico favorável a cura. Conclusão: Torna-se de suma importância a atuação do enfermeiro para que se tenha uma assistência sistematizada e humanizada, garantindo um atendimento às necessidades do paciente, promovendo seu conforto físico, emocional e espiritual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).