AVALIAÇÃO DA AUTOESTIMA DE MULHERES TRABALHADORAS DO SEXO
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2023v21i2.3973Resumo
Essa pesquisa objetivou analisar o construto da autoestima em um grupo de trabalhadoras do sexo de Campina Grande-PB. É um estudo qualitativo, descritivo e transversal, do qual utilizou-se de uma amostra do tipo intencional e de conveniência. Aplicou-se um questionário sociodemográfico e a Escala de Autoestima de Rosenberg. Os dados foram transcritos e analisados através do software R versão 3.5.2. Participaram da pesquisa 27 trabalhadoras do sexo, com idades variando entre 18 e 58 anos (Midade= 31,9; DP = 12,1), em sua maioria se identificaram como pardas (59,3%), seguidamente de brancas (18,5%) e pretas (18,5%) e, majoritariamente são solteiras (70,4%) e heterossexuais (81,5%). Em relação ao tempo de trabalho variaram entre 1 semana e 40 anos de ofício (Mtrabalho= 9,8; DP= 10,1). Verificou-se que a média dos escores da autoestima das participantes foi de 21,06 (DP=4,07), sendo este um valor considerado baixo. A autoestima das trabalhadoras do sexo é perpassada pelo estigma social diante do exercer da prostituição. Contudo, não se resume apenas a este aspecto, sendo influenciada por questões mais íntimas como a maternidade, o contexto familiar, a idade, dentre outras variáveis. Sugere-se, a realização de novos estudos que aprofundem cada vez mais a vivência desse público, que analisem, principalmente, a dimensão da autoestima em correlação com os aspectos sociodemográficos dessas mulheres.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).