A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR BANCÁRIO E SEUS IMPACTOS A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS AVALIADOS
Authors
Maria Júlia Alves Pereira
UNIFACIG
Abstract
A avaliação de desempenho se destaca por ser uma ferramenta com o intuito de favorecer a análise, quanto as habilidades e competências dos colaboradores, alinhando com as metas e objetivos organizacionais. Desta forma, propõe-se com esse estudo responder a seguinte questão: qual o sentimento do funcionário em relação ao processo e ao resultado da avaliação de desempenho realizada e, ainda, ao feedback recebido? Como objetivo busca-se analisar o processo de avaliação de desempenho a fim de compreender como os funcionários se sentem em relação à avaliação recebida, e quais estratégias são utilizadas, por eles, após o recebimento do feedback no que diz respeito ao seu desempenho. Esse trabalho torna-se relevante, pois a avaliação de desempenho é de considerável importância em qualquer instituição, haja vista que, ela permite identificar os pontos fortes e fracos de cada colaborador e oportuniza que o funcionário tenha conhecimento de como seu trabalho está agregando valor para a instituição e quais pontos precisam de melhorias. O artigo teve o objetivo de analisar o processo de avaliação de desempenho a fim de compreender como os funcionários se sentem em relação à avaliação recebida, e quais estratégias são utilizadas, por eles, após o recebimento do feedback no que diz respeito ao seu desempenho. A pesquisa classifica-se como descritiva, com estratégia quantitativa para a análise de dados uma vez que a coleta de dados foi realizada utilizando-se um questionário. O contexto analisado é de uma instituição financeira tendo sido a pesquisa focada no setor comercial. Desta forma, realizou-se um censo considerando uma regional dessa instituição localizada na Zona da Mata Mineira a qual reúne 33 agências bancárias com um total de 64 agentes bancários. Os dados coletados revelam, em sua maioria que a avaliação de desempenho tem como objetivo a observação dos melhores desempenhos. Infere-se que os funcionários da área comercial da instituição pesquisada apontam que o momento da avaliação de desempenho é de ansiedade. E conclui-se que os colaboradores, mesmo com receio e ansiedade quanto ao processo avaliativo, compreendem a importância da realização, assim como também pela possibilidade de melhoria de aspectos relacionados ao desempenho.