NEGÓCIOS NA PANDEMIA: OS DESAFIOS DOS MICROEMPREENDEDORES EM TEMPOS DE CRISE
Authors
Tuany Maria Caitano Moreira
UNIFACIG
Abstract
A presente pesquisa tem como temática os desafios impostos pela crise pandêmica e os impactos que os mesmos geraram na vida das micro e pequenas empresas. O objetivo desse trabalho é descrever e refletir sobre os desafios impostos pela pandemia aos micros e pequenos empreendedores. O presente estudo se justifica por analisar as modificações que o marketing, em suas esferas digitais e de relacionamento com o cliente, propiciou no comércio tradicional, bem como os resultados que tais mudanças causaram no comportamento dos consumidores e nas novas demandas de mercado. Do ponto de vista metodológico apresenta-se uma pesquisa com abordagem qualitativa e caráter descritivo, com a coleta de dados feita através de uma entrevista com roteiro semiestruturado. Para a análise dos dados foi utilizado método da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram a importância do marketing digital e de outras plataformas para a manutenção e reestruturação das Micros e Pequenas Empresas. Que houve aumento de venda em algumas organizações estudadas propiciado pelo uso das mídias digitais. A pesquisa aponta ainda para a relevância de se manter um relacionamento mais próximo com os consumidores como proposta de valor.