AFROEMPREENDEDORISMO
UMA VISÃO DOS EMPREENDEDORES ACERCA DE SEU MERCADO DE ATUAÇÃO EM UMA CIDADE MINEIRA
Resumen
O presente estudo tem por finalidade descrever o perfil empreendedor das pessoas negras que atuam no ramo de negócios da cultura afro-brasileira, e compreender suas visões nesse mercado. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, sendo a entrevista semiestruturada, aplicada aos empreendedores da região estudada, com intuito de investigar qual o principal motivo deste grupo ter iniciado seus negócios e como se veem, atualmente e futuramente, no ambiente mercadológico. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os empreendimentos existentes na região são voltados para o âmbito de embelezamento, sendo iniciados por mulheres de escolaridades médias, que necessitaram de mão de obra para atenderem suas demandas pessoais, para que pudessem manter seus estilos baseados em suas origens e crenças culturais. Assim, foi pontuado pelas entrevistadas que há uma percepção de estarem bem posicionadas no mercado e que existe espaço para que outras pessoas possam investir nessa área. Com isso, conclui-se que os investimentos na área afro-brasileira ainda podem crescer na região estudada para outras áreas de atuação, pois os negócios existentes, em sua maioria, estão concentrados somente em um nicho, o de salão de beleza.