O USO DA LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA DE ABORDAGEM SOBRE O BULLYING
Abstract
A literatura infantil é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças no que se refere a assimilação do mundo ao seu redor e na forma como compreendem e expressam os seus sentimentos tornando-se uma ferramenta considerável para abordagem sobre o bullying com as crianças. Diante disso, a pesquisa apresentou como objetivo de estudo a investigação a respeito do uso dos livros infantis como mecanismo de auxílio tratar a respeito do bullying com crianças de forma a entenderem e conseguirem enfrentar variadas situações referentes a este aspecto. Os resultados indicaram que o uso da literatura infantil como ferramenta para falar sobre o bullying têm um impacto significativo na forma como as crianças apropriam-se do assunto de maneira palpável para sua faixa-etária denotando uma maior facilidade para trabalhar sobre o tema dessa forma e uma melhor absorção sobre o assunto por parte das crianças tendo em vista que as histórias lhes permitem vivenciar suas emoções, situações das quais não seriam possível vivenciar na realidade ou que parecidas com o que já vivenciaram alimentando a reflexão a respeito do que já experimentou em sua jornada de vida. A pesquisa enfatiza a importância da compreensão na forma como as histórias infantis podem ser utilizadas como instrumento pedagógico eficaz para tratar a respeito de um tema tão denso como o bullying e na maneira como as crianças lidam com essa temática ao ser transpassada de maneira literária.