CONSCIENTIZAÇÃO PARA O REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO PROJETO EM TEMPO INTEGRAL
UM PENSAR SUSTENTÁVEL
Authors
Ívilla Maria Nunes da Silva Alves
FACIG
Abstract
Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais os indivíduos constroem valores, conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sustentabilidade. Como ferramenta para desenvolver este fator, utilizam-se ações educativas voltadas às atividades de proteção, recuperação e melhoria ambiental, de modo que a Educação Ambiental seja inserida no planejamento estratégico para o desenvolvimento sustentável. A escola dentro da Educação Ambiental deve sensibilizar o aluno a buscar valores que conduzam a uma convivência de total harmonia com o ambiente e as demais espécies que habitam no planeta, analisando criticamente as atitudes que tem levado à destruição inconsequente dos recursos naturais. Sendo assim, o presente trabalho buscou analisar se os projetos de conscientização desenvolvidos pelo Projeto em Tempo Integral (PROETI) da Escola Estadual Antônio Sathler, em relação ao descarte e reaproveitamento dos resíduos sólidos, acarretou mudança no comportamento dos alunos do PROETI, em Lajinha – MG. A análise de nível de conscientização dos alunos foi feita por meio da aplicação de questionários, com perguntas objetivas e claras, buscando analisar o nível de conhecimento dos alunos, sobre o tema proposto. Através das respostas dos alunos, pode-se observar que o projeto desenvolvido está sendo feito de forma adequada, havendo uma conscientização dos alunos em relação a temática. Conclui-se, que os trabalhos desenvolvidos PROETI, estão tendo resultados satisfatórios, havendo uma conscientização dos alunos.