PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE ESTÁGIO INTEGRADO EM UM CURSO DE ENGENHARIA CIVIL NA CIDADE DE MANHUAÇU - MG

Autores/as

  • Nilton Cezar Paulino Mello UNIFACIG

Resumen

Diante as dificuldades encontradas para a ingressão do profissional de engenharia civil no atual mercado de trabalho, houve uma reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Engenharia, de modo que, um dos objetivos principais citados na atualização é a aproximação do estudante com problemáticas práticas reais, de forma que, o estudante pudesse consolidar o conhecimento adquirido em sala de aulas com conteúdo prático, aprimorando sua formação. Entre os itens citados na Diretrizes Curriculares Nacionais, se destaca a formação por competência, com o intuito que a cada semestre cursado o estudando possa está desenvolvendo uma habilidade (competência). Portanto ao fazer uma análise do curso de Engenharia Civil em contraste com o curso de Medicina, que atualmente é referência quando menciona há associação de conteúdos práticos na formação profissional, se observa que à uma lacuna a ser preenchida quando se fala a respeito de horas em atividades práticas no curso de Engenharia Civil. Sendo assim, surgiu a ideia de incorporar à estrutura curricular do curso de engenharia civil em análise, um estágio integrado, de modo que, o estudante através do fluxograma é direcionado para ambientes onde obterá um contato com atividades práticas através do meio profissional, que auxiliará na consolidação do conhecimento adquirido dentro da sala de aula e no desenvolvimento das competências, e aperfeiçoará na sua formação o preparando para o mercado de trabalho.

Publicado

2021-10-01

Número

Sección

Engenharia Civil