A VISÃO FAMILIAR DE PACIENTE PORTADORA DE HIDROCEFALIA DIANTE DAS CONDIÇÕES BUCAIS: HIPERSALIVAÇÃO – ESTUDO DE CASO
Autores/as
Beatriz Fernanda dos Reis
UNIFACIG
Resumen
Objetivo: Este trabalho tem como objetivo investigar as percepções e as dificuldades encontradas pelos familiares de uma adolescente com hidrocefalia, diante das situações cotidianas, como levar a filha ao Cirurgião-Dentista, realizar sua escovação, investigar o motivo de sua Hipersalivação, além de descrever suas alterações bucais advindas da Hipersalivação e as alterações anatômicas cabeça e pescoço. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com familiares de uma adolescente portadora de Hidrocefalia, na cidade de Manhuaçu/MG. Acerca dos cuidados de saúde bucal cotidianos com a interação dos enfrentamentos da evolução e desenvolvimento da adolescente até a fase de adolescência que é a idade na qual foi realizado o presente estudo de caso. Para a coleta de dados, a pesquisa se deu por uma entrevista, guiada por um roteiro previamente construído pela autora, com o objetivo de conhecer o caso da participante, por meio do relato da responsável, investigando fatos ligados ao propósito deste estudo durante a trajetória vivenciada ao longo desses anos. Também foi realizado um exame para a determinação do pH salivar da paciente. Resultados: Os dados do resultado do exame, mostram que a paciente tem uma saliva mais ácida que o normal, com um pH salivar 6, que pode estar sendo causada pelo refluxo da paciente. As medicações que ela faz o uso diário são: Neuleptil, Fenobarbital (Gardenal) e Valproato de Sódio, que podem ter ação direta na Hipersalivação. Conclusão: Através dos estudos feitos para esse trabalho, vemos que o refluxo da paciente pode estar deixando o seu pH salivar mais ácido, e que o uso diário das medicações usadas por ela podem estar gerando uma Hipersalivação, que tem por consequência uma maior quantidade de cálcio na saliva, ocasionando o acúmulo de placa nos sulcos gengivais, tento a presença de tártaro com maior frequência.