APLICAÇÃO DO EXAME CLÍNICO OBJETIVO ESTRUTURADO “OSCE” NA AVALIAÇÃO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM UNIFACIG: MÉTODO DE AVALIAÇÃO

Autores/as

  • Maikon Vinicius Emerick UNIFACIG

Resumen

O Exame Clínico Objetivo Estruturado - OSCE é um método de avaliação
das competências, habilidades clínicas e atitudes adquiridas pelos alunos de
Enfermagem durante o processo de aprendizagem. Geralmente dividem essas competências em domínios, tais como: conhecimento, cuidado com o paciente, profissionalismo, competências de comunicação clínica e interpessoal, prática baseada no aprendizado e baseada em sistemas. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo mostrar o processo de gestão, estruturação e avaliação desse método e os frutos gerados por ele para os acadêmicos de enfermagem do Centro Universitário - UNIFACIG. Trata-se de pesquisa exploratório-descritiva, tendo como participantes os graduandos de enfermagem do sétimo e nono período do curso de enfermagem do Centro Universitário - UNIFACIG. A aplicação do Exame Clínico Objetivo Estruturado - OSCE nas instituições de ensino superior, quando aplicados de forma adequada, válido e fidedignos, podem contribuir para restaurar as funções
educacionais mais genuínas da avaliação do estudante. A percepção dos
estudantes sobre as competências de comunicação clínica e profissionalismo é melhor e se torna uma ferramenta importante para estrutura curricular do curso.

Publicado

2021-11-29

Número

Sección

Enfermagem