ANÁLISE DA VERTICALIZAÇÃO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CAFÉ: A CRIAÇÃO DA MARCA DO CAFÉ EM UMA CIDADE DO INTERIOR MINEIRO
Autores/as
Flantiescolli Batista Lopes de Melo
UNIFACIG
Resumen
O presente estudo tem como tema a análise da verticalização do processo de produção do café Matuto do Interior e a criação de uma marca própria em uma cidade do interior mineiro. A verticalização no processo de produção cafeeiro é o acompanhamento por parte do produtor rural de cada etapa desde a produção do grão até o desenvolvimento e o acabamento da marca do produto final e a sua respectiva comercialização. Portanto, este trabalho apresentou como objetivo demonstrar o valor agregado a uma marca de café por meio da verticalização de um processo de produção bem executado, desde a muda até a distribuição final do produto para o mercado. O tipo de pesquisa utilizado foi o descritivo, ao analisar os dados levantados juntamente com a pesquisa bibliográfica realizada, descrevendo as experiências do estudo de maneira coerente e fundamentada. A pesquisa é semiestruturada por meio de uma entrevista com os idealizadores do projeto do Café Matuto do Interior, no município de Lajinha/MG. Conclui-se que o investimento em cafés especiais é uma ótima oportunidade para os produtores rurais, pois, devido a uma grande concorrência do mercado cafeeiro no Brasil abrange-se novas características de uma bebida mais refinada e de maior qualidade para um público cada vez mais exigente.