COWORKING

ESPAÇO COMERCIAL FORA DO ESPAÇO COMUM

Autores/as

  • Pryscyla Osório Farias de Oliveira

Resumen

O presente artigo tem como principal objetivo elucidar sobre o espaço Coworking1 como possível alternativa de ambiente comercial eficiente na atualidade, discorrendo também sobre possíveis benefícios por ele trazidos como a eficiência do trabalho, custo benefício, surgimento de novas oportunidades e possíveis novos nichos de emprego, assim como analisar sobre o potencial que esse novo modelo de habitar locais de trabalho pode contribuir para a evolução da arquitetura comercial. O tema fora sugerido visto a ausência de espaços que atendessem comerciantes que buscam valores acessíveis e contratos mais flexíveis para alugueis de ambientes de trabalho, assim como também fora percebido a importância de se repensar sobre questões de consumo exagerado nos dias atuais, que por sua vez, mostra-se presente nos principais conceitos do Coworking pontuado como consumo colaborativo. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de caráter exploratório com embasamento teórico e analises de estudos de caso no âmbito da arquitetura comercial, evidenciando assim que os espaços Coworking incrementam um rol de soluções criativas em resposta a desafios da atualidade, como a qualidade de vida de seus usuários, modelo incentivador para novas oportunidades e ramos de emprego, instrumento de promoção sobre o consumo colaborativo, e um modelo de espaço corporativo que busca quebrar paradigmas sobre o modo de projetar ambientes de trabalho que atendem as novas necessidades da atualidade

Publicado

2024-08-13

Número

Sección

Arquitetura e Urbanismo