UM ESTUDO DE CASO NO AMBIENTE PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO EM MANHUAÇU (MG)
Autores/as
Wellerson Andrade de Oliveira
FACIG
Resumen
presente artigo trata a respeito da diversidade nas instituições de ensino na região do Vale do Manhuaçu - MG, onde leva-se em consideração a perspectiva das pessoas envolvidas nesse ambiente, apontando os avanços já ocorridos e os desafios a serem transpassados, objetivando conhecer seu cotidiano, analisar a convivência entre os membros homossexuais e heterossexuais, identificar se existem barreiras para ascensão de cargos e verificar se existem políticas de diversidade para garantir sua segurança dentro das instituições. Após levantamento dos dados de forma qualitativa infere-se que o preconceito ainda ocorre de diversas maneiras no cotidiano dos profissionais da educação, por parte de colegas de trabalho e seus gestores. Entretanto, averigua-se que não são em todas as instituições que existe a discriminação desses indivíduos. Não foram encontradas barreiras para ascensão de cargos, onde indivíduos heterossexuais e homossexuais disputam vagas de forma igual. Constata-se que, nas organizações pesquisadas, não existem políticas de diversidade para dar segurança aos homossexuais, onde os mesmos estão sujeitos a sofrerem diversas formas de preconceito e discriminação. Todavia, há outras diversas informações a respeito da percepção e vivência dos entrevistados por serem percebidos como homossexuais.